quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Club do Gourmet da PB promove Jantar da Cozinha Bizantina de Constantinopla
Sob o comando do Le Maître Cuisinier Heleno Araújo, o Club do Gourmet da Paraíba promoveu no último dia 3 de agosto no restaurante Malagueta do Littoral Hotel na Praia do Cabo Branco em João Pessoa (PB) mais um jantar. Desta vez o destaque foi para a Cozinha Bizantina de Constantinopla. A agremiação que existe há 26 anos fomenta culturas nativas de comida e de bebida. Nesta noite a cozinha árabe do Sultão Salassié Melié, 1453 que mudou o nome da capital do Império Bizantino para Istambul, que significa , Islâ em abundância deu o tom.
A entrada foi Mussaká- uma lasanha montada em lâminas de berinjelas, recheadas com miúdos de aves, coberta com pasata de queijo chancriche e com cebolas enxertadas com cravos perfumados. O prato do meio foi o Peixe do Príncipe Asme Mahomed- grill, ricamente guarnecido com arroz das montanhas, com açafrãhttp://www.blogger.com/img/blank.gifo espanhol repousado em tranches de abacaxi taitiano. A iguaria suite foi a Cordeira de Kame Mubarak- pernil traseiro,assado ao vapor de manteiga de mosto tintureiro, esmigalhado, au mint sauce, hortelã, graciosamente acompanhado de pasta de tubérculo, passas e repolho.
Como sobremesa o pudim nordestino de nata, açúcar mascavo, lasquinhas de queijo de sótão e ovos de galinha dos campos, chamado na pia bastimal do sertão de PU-DIM (menino travesso que a mãe adorava). Tudo acompanhado de um bom vinho tinto argentino da uva Malbec. Pela primeira vez neste jantar o casal diretor do Jornal MG Turismo, Antonio Claret e Suely Guerra.
Reportagem fotográfica de Rogério Almeida.
Para ler a íntegra da Matéria publicada no site de Ricardo Castro / Rogério Almeida acesse:
http://www.rcvips.com.br/blog/rogerioalmeida
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Cozinha de Constantinopla
ESTIMADOS GOURMETS EILUSTRES CONVIDADOS
O MENU DAS INVASÕES – a Cozinha Bizantina- DE CONSTANTINOPLA
Hotel Litoral
Na Era Medieval, os árabes foram os povos que mais invadiram terras alheias.
Eles fazem parte do quarteto mais antigo da Arte Culinária, juntamente com a China, dos molhos refinados e da massa de trigo – da India de molhos exóticos como o impar curry – da África das iguarias de caças e da cozinha de invasões, a Arábia onde, se criou o 1º. Queijo do mundo das panelas, o CHANCRICHE que originalmente era feito com leite de camela e ervas do deserto, dos Sumérios, na Mesopotâmia, Iraque.
Em l.453, o Sultão Salassié Mellé, usando canhões trazidos da China, estourou os quase instransponíveis muralhas de Constantinopla, capital do Império Bizantino, fundada no século 4 pelo Imperador Cristão Flavius Valerius Constantino, instalando ali o seu riquíssimo Sultanato e um governo de terror, mudando o nome da Capital para ISTAMBUL que significa em muçulmano, Islã em abundancia.
Naqueles tempos, os árabes invadiram a Península Ibérica, a Calábria na Itália e a atual Turquia Ocidental, acoplando a sua cultura, costumes,músicas, hábitos, poesias, a arte culinária, fazendo deles, criações notáveis de povos nunca d antes assaltados
Baseado neste intróito, montamos o rico e inédito menu desta noite, assim alinhado
01 – entrada - MUSSAKÁ – cultura árabe de invasões mediterrâneas – trata-se de um tipo de lazanha montada com laminas de berinjelas, recheadas com miúdos de aves, coberta com pasta de queijo chamcriche e cebolas enxertadas com cravos perfumados
02 – prato do meio – PEIXE DO PRINCIPE ASME MAHOMED- grill, ricamente guarnecido com arroz das montanhas com açafron spañol repousado em tranches de abacaxi taitianno ao natural
03 – iguaria suíte – CORDEIRA do petit sultão Cami Mubarak – pernil traseiro, assado ao vapor de manteiga de mosto tintureiro, esmigalhado, au mint sauce, hortelã, graciosamente acompanhado de pasta de tubérculo, passas e repolho.
04 – sobremesa nordestina que ganhou os fornos do Mundo, de inicio feita com nata, mascavo, lasquinhas de queijo de sótão e ovos de galinha dos campos, batizada PUDIM em alusãoao menino DIM, moleque travesso adorado pela Mãe.
05 –V I N H O – a pedidos, repetimos o agradável Malbec, tinto de rubi granada, seco Que no entanto ao desembocar no sistema retro alimentação se traduz agradavelmente frugal, próprio pra acompanhar iguarias de uma das maiores cozinhas do Planeta
Assinar:
Postagens (Atom)