Cozinha Italiana – a mais suculenta das cozinhas
CLASSIFICO A COZINHA ITALIANA como uma das 3 mais importantes do mundo da gastronomia; o navegador Marco Polo trouxe o macarrão da China para a Itália. Os peninsulares tornaram a massa uma marca de sua estupenda cozinha, muito embora o país da Squadra Azurra tenha maravilhosas criações à base de frutos do mar, caças e sobremesas que são verdadeiras obras de arte, o FILET PARMEGIANI é a carne mais vendida nas Américas.
A LAZANHA que originalmente era um bolo salgado feito com tiras largas, no final do século XX foi eleito como um dos 5 mais vendidos pratos na Europa e na América. O ESPAGUETI preparado em mais de 100 modalidades diferentes é campeão de vendas em pelo menos 3 continentes. A PIZZA que os americanos do norte apelidaram como "torta de tomate" se espalhou de maneira espantosa pelos quatro cantos do mundo, conseguindo adeptos nos mais distantes rincões da Terra.
Em miúdos, a COZINHA ITALIANA buscou e conseguiu naturalmente o seu espaço dentre nós, consumidores terráqueos . Ainda bem que sobrou e muito bem, para minha modesta pessoa, pois tive a felicidade de Ter sido aluno de três verdadeiros mestres italianos: CARMINO COLONATO, que foi FOOD AND BEVERAGE MANAGER de uma Cia. Suíça de Hotéis. Ensinou-me bastante as técnicas de serviços de salão e de vinhos. WALTER MAZZIERE que foi maitre do internacionalmente aplaudido RESTAURANTE TERRAÇO ITÁLIA, Este me considerava um filho dele. Deu-me à mão em São Paulo e me colocou na ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MAITRES D' HOTEL onde somente pontificavam os "cardeais" da Hotelaria Brasileira. E eu lá no meio dessas feras, apreendendo. ANTÔNIO MARMUGGI, o mais sábio dos 3, era formado em Alimentos e Bebidas em Laussane na Suíça e montou 80% dos hotéis 5 estrelas do Nordeste Brasileiro. Pediu-me que não voltasse para o Nordeste, precisava de mim em São Paulo. Possuo um forte sentimento de agradecimento à Itália!
Esta noite, no aconchegante restaurante CANTINA NAPOLITANA, em Cabo Branco, recepcionaremos os Gourmets tabajarinos com um fino cardápio da milenar cozinha Italiana. Ei-lo.
CANELONE RECHEADO COM QUEIJO RICOTA
CAPELETI DE FRANGO COM COBERTURA DE FRUTOS DO MAR
PEIXE À FIORENTINE
FILET MIGNOM À UDINESE (com leve molho de mostarda)
CASSATA A SICILIANA
Como não poderia deixar de ser, os vinhos da noite, serão italianos, da linha VAPOLICELLA. Informo que recente pesquisa indicou a Itália como a maior consumidora de vinhos per capita em nosso planeta. Lá são consumidos 68 litros de vinhos/ano por pessoa. Ultrapassou até a grande França, berço de grande cozinha e de bons conhecedores de vinhos.
*maitre Heleno ARAÚJO é o idealizador, o fundador e o continuador do CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário