domingo, 30 de agosto de 2009

Trofeu São Benedito

JOÃO PESSOA PB 07 de janeiro de 2004 – ELEGANCE RECEPÇÕES

PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS

Todos os meses, homenageamos aqui e na Internet os gourmets de nossa querida Confraria. Nesta noite bonita do 9º TROFEU SÃO BENEDITO, rendemos o nosso tributo ao jovem casal Alberto Jorge e Patrícia Sales – foto – diretores do BUFFET ELEGANCE RECEPÇÕES e Gourmets desde os tempos dos jantares na aconchegante Trattoria Di Torino. A eles os nossos agradecimentos pela ótima acolhida aos nossos Confrades.


A EXCELENTE COZINHA MEDITERRÂNEA – Beleza culinária do azeite de oliva, dos frutos dos mares, das caças e das Iguarias Medievais.

OS CELTAS. Civilização que não possuía Pátria, ela antecedeu aos mediterrâneos na sua sábia cultura mormente no que tange à comida. Tumbas de Reis Celtas continham em abundância, ouro bem trabalhado, e quantidades razoáveis de resíduos de ovelha, de javali, de grãos de trigo e ânforas com reminiscências de vinho tinto. Eram hábeis invasores, Sem Terra, de Luxo.

Com o redimensionamento geográfico de parte da Europa, surgiram a Itália, a França, a Espanha, Portugal e em suas cercanias países de boa comida como a Turquia e a Grécia. Antes porém deste estágio, o Mundo das Panelas vivenciou as Velhas Cozinhas do Planeta, como a China com os seu Arroz e o seu Macarrão – A Índia com os seus molhos exóticos, coloridos, saborosíssimos – A África com as suas exuberantes caças dentre elas, o nobre Javali e as terras arábicas que inventaram o produto mater QUEIJO, destacando-se o famoso queijo CHANCRICHE que primitivamente era feito com leite de camela e ervas do deserto.

É imperioso lembrar aqui nesta Carta-Cardápio que, no século XI da Era Cristã, existiam na região mediterrânea, 2.000 monastérrios, conventos que cultuavam a Boa Comida e o Bom Vinho. A isto, atrelou-se a figura máscula de SÃO BENTO que no ano 400 criou o que chamamos de banquete. O Príncipe SÃO FRANCISCO que o considero um dos 3 maiores nomes da Igreja de Roma, em 1153, inaugurou as comunidades rurais da Fé em que os monges de sua Ordem, cultivavam eles próprios, os produtos de sua alimentação. Um dos meus ídolos, SÃO BENEDITO por volta de 1543, tornou-se o mago das panelas dos conventos onde trabalhava, procedimento que o tornou o Patrono de todos os cozinheiros do Universo.

A partir de então, a região do Mar Mediterrâneo esbanjava com naturalidade, milhares de técnicas no preparo da Boa Comida e na fabricação de excelentes Vinhos e o que é mais importante, exportando-as para que o Mundo lá fora, pudessem também. desfrutar de tamanha riqueza enogastronomica.

Antes de anunciar o rico MENU que compõe o nosso heterogêneo desfilar de preciosidades paneleiras, peço humildemente aos gourmets e convidados que ao dirigirem-se ao nosso BUFFET, o façam, servindo-se de delicadas porções saboreando-as separadamente, afim de degustar o fino paladar de mundos nunca dantes navegados. Por favor, não misturem as iguarias e volte ao Buffet tantas vezes quanto o seu apetite o solicitar. Servimos nesta noite linda, um fino vinho português, da região vinícola do Ribatejo.

MENU DA REGIAO MEDITERRÂNEA

Salada Lisboeta – de bacalhau, grão de bico, lentilha. Alho e azeite de oliva

Salada Nice – de chicória e de abacaxi – sugestão da esposa de Roberto Carlos

PRATOS FRIOS – Gallantinne de Poulet – espécie de frangões portugueses, desossado, recheados com ricota italiana, passas, castanhas e gengibre, banhada ao vinho

Chou farcies avec viande de petit mouton et dadonnettes de mandioquinhas salsas – repolho recheado com cordeiro e dados fritos de mandioquinhas.

Le poisson a la champagnota – peixe em cotelet ao molho de champagne.

Molhos Internacionais – Fiorentine, Satí, Mousselin e Golf

PRATOS QUENTES – Cupini a la Romanesca de La Imperatore Adriano – Cupim assado com temperos orientais. Prato com que os moradores de Constantinopla hoje Istambul, palavra muçulmana que significa Islã em abundância recepcionavam o Imperador Romano Adriano

Risotti Valenciano – da cozinha espanhola feito com frutos dos mares e o fino condimento açafrão

Sobremesas – Duas surpresas da boa cozinha do Elegante Recepções

GANHADORES DO COBIÇADO TROFEU SÃO BENEDITO – nona edição

Garçom = Wellington Pereira – Cozinheiro – João José DÃO –

Restaurante = Tábua do Marinheiro –

Jornalista Destaque de 2003 – Gerardo Rabello –

Casal Gourmet de 2003 – Wilson Marinho e Josete –

Personalidade Hoteleira de 2003 – Hermano Targino

Buffet Revelação de 2003 – Elegance Recepções

Premiamos novos valores hoteleiros com o BROCHE DE SÃO BENTO como um INCENTIVO AOS JOVENS VALORES da hotelaria paraibana

Écrit de Le Maitre Cuisinier Heleno H de ARAUJO, fondateur de notre Confrerie

Nenhum comentário:

Postar um comentário