DADOS HISTORICOS DE UMA CIDADE IMENSAMENTE LINDA CHAMADA DE PICUI - matéria buscada por Heleno Henriques abril.2016
A FAZENDA BOM JESUS de propriedade dos irmãos pecuaristas Carlos Antonio Henriques e Dr. Henrique Costa Filho, foi fundada pelo Padre luso Manoel Fernandes Pimenta no dia 20 de outubro de 1.790, pela sesmaria 952, assinada pelo governador paraibano Jeronimo José de Melo e Castro . O Padre Manoel que viera para fundar a Igreja Matriz de N.Sa. Merces em CUITÉ PB, tinha como assistente religioso o portugues João Rodrigues Moreira,
Como atrazara a conclusão da citada igreja,que somente foi concluida no ano de 1.801, o Padre Fernandes fora comtemplado com o recebimento da referida gleba rural, a qual media 3X 1 leguas de extremos, tendo como poente as aguas do Rio Acauã em Pucuhy e como nascente a fazenda da tabua da serra do Cuité com referencia a estrada do Pontal.
O documento oficial foi concedido com o pomposo nome de OLHO D AGUA DO SACO DO SERROTE DAS ONÇAS de onde se vislumbrava u a paisagem cinematograffica, um imenso vale, nele correndo o riacho das onças, desviado pelo morro do cabeço, onde hoje se situa grandes campos de plantações de palma forrageira.
Segundo alguns historiadores, o segundo dono desta propriedade foi o Ten. Jorge Ferreira de Lima, homem de cor, tronco genealogico dos Ferreira da Boa Sorte que chegara anos antes, na Fazenda Saco do Capim, na qual abigara 50 cabeças de gado vindas dos sertões pernmbucanos. Esta fazenda foi o berço imortal da familia dos ZUMBINHAS criadores do rentável e resistente gado péduro.
Né Candido e dona Sinda adquiriram na década de vinte do seculo passada, a já batizada FAZENDA BOM JESUS que a trocou em l.933 com o produtor rural Henrique de Araujo Costa e sua esposa Maria Marçal Henriques pela gleba rural Café do Vento.
A Fazenda Bom Jesus possui 225 anos de vida produtiva e ininterrupta. Ela pertence a familia HENRIQUES há precisos 82 anos.
Pelo torrão abençoado BOM JESUS, passaram imensas boiadas e grandes vacarias, onde se destacavam touro famosos com PÃO DE AÇUCAR, um indubrasil filho de bailarina e forasteiro, VIOLÃO um gyr leiteiro, filho de Brilhantina e Bacana e TAMBOR um guzerá vindo do qualificado plantel mussambé do brejo tabajarino.
Recordo com saudades infindas, vaqueiros destemidos como Zé Emiliano, Roque de Maria, Sebastião Galdino, Cicero Dutra e seus filhos Damião, Zé DUTRA e Lino, além dos recentes Jõao Simoa e Zuca Berto, cujos aboios ao arrebanhar a boiada era de cortar corações.
A FAZENDA BOM JESUS é a l4a. propriedade rural mais antiga de Picui e está localizada no pé da serra da ladeira daas onças com uma resistente casa de fazenda anexada de casa de morador, garagens e imensos currais, açudes, pé da cerca e grandes cercados.
É bastante consolador para os seus admiradores, constatar que, a centenária FAZENDA BOM JESUS não é hoje uma abandonada fazenda caçimba nova temática da canção popular do poeta ZÉ mARCOLINO E SANFONEIRO GRANDE LUIZ GONZAGA.
Salve querida FAZENDA BOM JESUS patrimonio vivo e imorredouro de nossa Picui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário