Club do Gourmet da Paraíba
O ideário que congrega pessoas amantes da boa mesa em nível Internacional. Pesquisa buscada pelo maitre Heleno Henriques de Araújo. Executado pelo chefe Wellington de Jesus e maitre Leandro Farias. Cardápio homenagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas.Também deixamos uma homenagem ao cidadão e pesquisador polonês Stephen Poplawski, criador em 1922 do equipamento liquidificador que revolucionou as cozinhas de todo o mundo.
Restaurante Palace Grill, João Pessoa, 08 de junho de 2022.
Cardápio da cozinha ameríndia pós colonização.
O descobrimento da América impulsionou novos horizontes culinários da cozinha Internacional, resultando em produtos como a batata, que nunca foi inglesa, pois é da cultura pré incaica, assim como o tomate, proveniente da Guatemala. O peru também surge na América, ave que existia antes da chegada dos colonizadores. So depois sendo levado para a Europa, onde desbancou o pato na preferência dos europeus. Historicamente o pato era permanência constante dos cardápios nos castelos, restaurantes e hotéis do continente europeu.
Nesta noite nessa noite obedeceremos o seguinte esquema técnico:
Entrada - Peixe do Rei Pacal que governou a civilização Maia por 70 anos, diretamente da cidade-estado Palenque. Significa um peixe grelhado, arqueado em disco de tapioca, coberto com molho de maracujá. Em Tupi Guarani a palavra maracujá significa "a comida que já vem na cuia". O peixe será guarnecido com batata inca e decorado com tomates secos, ricos em licopeno.
Segundo prato - Serviremos assado do imperador Pachaquteq que governou a civilização inca. Trata-se de uma iguaria dos povos pré-colombianos.
Sobremesa - Serviremos cartola, iguaria criada pelo Fidalgo holandês Elias Hickman, que em 1637 governou a Paraíba, a mando de Maurício de Nassau. Ele escreveu o primeiro livro de comida Brasileira chamado "A Comida Nordestina". O prato consiste em banana com calda de baunilha, coberta com o queijo sertanejo, banhada em mel de engenho.
Vinho - O vinho da noite será um tinto português do Alentejo. Uma assembleia das uvas trincadeira e Loureiro, um tipo seco, porém quando penetra nas papilas gustativas, transforma-se em agradável vinho adamado.
Desejamos a todos um feliz jantar e um ótimo vinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário