CLUB DO GOURMET DA PARAIBA
Matéria técnica buscada pelo maitre Heleno Araujo
João Pessoa PB, 06 de abril de 2016
RESTAURANTE TRAMONTI
MENU FEITIÇO DOS GOURMETS
O diplomata francês Jean Antelme BrillaT Savarin que era cozinheiro dos bons e que viveu de 1775 a 1826, proferiu uma frase célebre da gastronomia que vem atravessando os séculos:
"SE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE UM POUCO DE FEITIÇARIA NÃO SE META DENTRO DE UMA COZINHA"
Baseado nesse sábio ensinamento reunimos nesse cardápio de feitiço três culturas diferentes.
Das três civilizações pré-colombianas, Azteca, Maia e Inca, que construíram o mundo das panelas no novo mundo, uma delas se sobressaiu sobremaneira, os INCAS, por ter formado uma arte culinária baseada nas culturas de pequenas nações do período pré incaico da América do Sul. Foram elas os Nazcas, Mochicas, Chimu, Chavin, Ayamara, Tchanka, Talibabaya e os chamados povos das nuvens Chachapoya. Juntou-se a tudo isso a fertilidade do altiplano peruano que produz até hoje uma agricultura a base de batatas e outros tubérculos, bastante ervas aromáticas e uma variedade enorme de frutas silvestres fazendo com que a cozinha peruana seja hoje uma das três melhores das Américas, formando um trio invejoso com o Brasil e o México. A BATATINHA INCA, não tem nada de inglesa.
Valendo lembrar aqui o famoso prato La Pachamanca, feito dentro da terra em panela de pedra,ora com carnes de caças,ora com peixe e verduras e bastante legumes, era Iguaria preferida pelo grande imperador Pachacuti que durante 47 anos governou o grande império Inca que chegou até o século XVI, tendo como base a capital Cusco, chamado umbigo do mundo e a capital espiritual Machu Pichu, construído nas mais altas montanhas desse glorioso império.
Tomando por base pesquisas persistentes montamos um interessante menu nessa noite gourmet.
01. Entrée - Cervits de Salmoni de los incas
02. Entremmetier - Rizottii de Bacallá
03. SUGGESTION SUITE -Frictela fourniée Avec Pomme terre Rosti - Significa assado bovino desfiado montado em cima de batata confeccionada a modalidade francesa
04. A pedidos apresentamos o pudim sertanejino da confreira Teresinha
05 - VINHO, apresentamos um tinto de 4 anos da festejada uva milenar CABERNET que embora jovem desponta com personalidade própria. potencialmente marcante, seco, com notas evidentes de ervas como hortelã e toques sutis de café torrado, credenciais que, ao desembocar no sistema gustativo lembre fruts mediterraneas como amora primaveril.
do poeta do céu - poema, é noite cheia de amargura/ é luz que brilha lá no céu, poema é o cantar do passarinho/que vive ao léo, perdeu seu ninho/ na esperança de encontrar. poema, é o despertar da madrugada/ o ébrio triste na calçada, querendo a LUA namorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário