sábado, 4 de fevereiro de 2023

Cozinha espanhola, uma das 10 mais importantes do mundo

Cozinha espanhola, uma das 10 mais importantes do mundo. 

Pesquisa buscada pelo maitre Heleno Henriques de Araújo.

No mundo antigo os reinos mais fortes eram aqueles constituídos pela união de duas coroas menores como aconteceu na Espanha. Quando a Rainha Isabel de Castela e o rei Fernando de Aragão se uniram em casamento, constituíram uma das frotas marítimas mais poderosas. Foi assim que em 1492 surgiu a Espanha. A nação que descobriu o continente que se chamaria América, em homenagem ao navegador Américo Vespúcio.

Os invasores tomavam de assalto a cultura dos povos vencidos. Como a poesia, a música, a pintura e principalmente a arte culinária. Uma ideia que não tem fronteiras. Enriquecendo  sobremaneira o glossário gastronômico dos povos invasores. Assim aconteceu nas terras conquistadas pela Espanha que naquela época possuía uma das maiores frotas marítimas que singravam os mares em busca de grandes conquistas. 

Assim, a cozinha espanhola é ricamente constituída de frutos do mar. Um destaque vem com a Paella valenciana, uma iguaria preparada com arroz de risoto e açafrão, azeite de oliva e uma variedade enorme de frutos do mar. Esse prato citado é uma das 10 maiores maravilhas dos livros de cozinha de todo de todo mundo. O molho tronco chamado de sauce espanhol, que complementa a grandeza técnica nutricional deste campeão de vendas da bacia do mar Mediterrâneo.

A bacia mediterrânea é constituída por Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia acidental e de quebra, Portugal, que é ligado ao mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar. Estes países,  formam o maior empório enogastronômico do planeta. Participando graciosamente de festivais de cozinha em todos os quadrantes do mundo. Enriquecendo a cultura do além-mar. 

Não podemos esquecer a vastíssima carta de vinhos espanhóis. A Espanha possui pratos confeccionados a base de caças, abundante nos interiores e nas montanhas espanholas, Saúdo nesse canto de página, a grande cozinha espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário