quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vinho, Bebida dos Deuses

Matéria técnica do Maitre d´hotel Heleno Henriques de Araújo

01. Existem duas teses de onde veio a uva. Uma que ela veio da região do Cáucaso, a outra de que ela surgiu na Mesopotâmia, na civilização dos sumérios, população que criou o primeiro queijo da história da gastronomia, o chancriche, que era feito com leite de camela e ervas dos desertos.

02. Os vinhos brancos são indicados para acompanhar frutos do mar e massas lisas a temperaturas de oito a doze graus centigrados. Os vinhos tintos acompanham carnes vermelhas, caças, massas recheadas e iguarias a base de queijos fortes a temperatura de 18 a 22 graus centígrados.

03. Os vinhos devem vir acompanhados de água mineral sem gás para harmonizar os pratos servidos e proceder a limpeza das glândulas salivares do degustador.

04. Os vinhos tintos devem ser abertos dez minutos antes da consumação, a fim de que os mesmos possam respirar livremente. Nenhuma garrafa de vinho deve ser guardada gelada. Quando um cliente apreciador dessa bebida divinal solicita uma garrafa de vinho para beber, ele sabe que o garçom tem dez minutos para refrescar a garrafa de vinho.

05. Quando em uma refeição for mudado o rótulo e o tipo do vinho, as taças, os copos de pé em que são servidos essa bebida diferenciada deverão ser trocadas por copos limpos e não usados.

06. Não existe vinho considerado bom se ele é suava ou adocicado. Vinho bom é vinho seco, a não ser alguns vinhos licorosos como por exemplo o vinho do Porto, rúbi, que possuindo uma taxa alcoólica mais elevada, em certas ocasiões, torna-se ligeiramente agradável.

07. Os melhores vinhos do mundo da enologia vêm da chamada bacia Mediterrânea que é circundada por Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia ocidental. Nas Américas os vinhos mais aplaudidos são pela ordem, chilenos, argentinos e uruguaios.

08. Um casal almoçando ou jantando deverá consumir no máximo uma garrafa e meia de vinho. O vinho consumido em excesso além de ser anti-ético, embriaga a pessoa e ao invés de se tornar motivo de festa na refeição torna-se uma preocupação no dia seguinte.

09. Nem sempre o vinho mais caro é o melhor. Vinhos das uvas Cabernet e Syrah, são notadamente apreciados por essas uvas serem as mais antigas da face da Terra, daí originar vinhos autênticos e agradavelmente saborosos.

10. Lembre-se que existe sempre alguém que entende de vinhos mais do que você. Evite ser rotulado de enochato, aquela pessoa que se diz um bamba em matéria de vinho. Estou nessa área profissional há quatro décadas e afirmo que conheço pouquíssimo a matéria chamada vinho. 

Maitre Araújo é presidente do Club do Gourmet da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário