QUERIDOS GOURMETS E DISTINTOS CONVIDADOS.
AS RAIZES DAS PANELAS BRASILEIRAS
No seu dia internacional este Club faz homenagem a mulher indígena, negra e européia, que juntas construíram a história da gloriosa cozinha brasileira.
Começando pela pamonha indígena, pela canjica da mão africana, com o charme e requinte da supervisão européia,
esses povos aprenderam culinárias a base de mandioca,milho, inhame, batata doce, palmito,banana pancovã, goiabinha araçá, cajú, umbu e favas de baunilha;
Aqui se fabricou pratos maravilhosos como a Feijoadíssima da Senzala, o Vatapá, o Xin Xim De Galinha, o Acarajé, a Moqueca, a Carne de Sol,chuleta de marruco, acuché do Badá, e centenas de iguarias de peixes e de caças baseadas em Traíra, Curimatã, Dourado, Surubim,Pirarucu, Porco Queixada, Ema, Veado, Siriema, Ave hamburguesa,Pato avoante putrião,inhambú, Cotia,Capivara, beiju, tapioca, cuscuz, pirão de parida, rubacão, lebre piriá. mocó de lagedo, tejuaçú, tacaca, tamanduá. .
Merece menção honrosa o pudim nordestino criado originalmente com nata, raspa de Rapadura, ovos de capoeira, baunilha e lasquinhas de queijo do sotão, nada de enlatados.
Alinharemos a seguir os pratos dessa noite verde-amarela
Como ENTRADA - Creme de queijo e Milho Verde misturado a guizadinho de galinha desfiada, montado em pãozão,. em separado nichos de fettuccini banhado a creme de umbú sertanejano.
COMO PRATO PRNCIPAL, peixe de rio ao molho de verduras, ricamente guarnecido com arroz de palmito e quirelas de castanha de caju, mais pure de inhame cará.
E de sobremesa o tradicional pudim da confreira Terezinha.
E vinho da uva cabernet,uma das 3 cepas mais antigas da enologia, propio pra se juntar a tão magnifico menu
DO POETA DO RIO - está faltando alguma coisa em mim /e é voce amor / tenho certeza sim / nossos momentos foram algo mais / eu sem voce amor / não tenho paz/
Club do Gourmet da Paraíba
ResponderExcluirAs Raízes das Panelas Brasileiras
Heleno Araújo.