quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comida Espanhola


PREZADOS CONFRADES E CONFREIRAS:

Desde as mais remotas eras, os povos mediterrâneos se lançaram aos mares desconhecidos em busca de conquistas e de novos mundos. Dentre eles se destacaram os Espanhóis que financiaram a Esquadra de Cristóvão Colombo em 1492, que chegou à América. Os Reis Católicos Fernando e Isabel de Castela, de Espanha, foram quem bancaram a aventura colombiana. Nessas viagens os espanhóis levavam a sua cultura, a sua excelente comida. Nesta noite agradável de 03 de agosto de 2000 aqui no restaurante Victory, um dos mais apreciados de nossa cidade, dos empresários irmãos Sílvio e Paulo Lobo apresentaremos o seguinte cardápio das terras das touradas:

1. Panes de Dom Miguelito – pães recheados com cebolas e embutidos fumé acompanhado de patê de ervas aromáticas

2. Lomo de Cerdo a La Zaragozana, lombinho de porco assado coberto com molho de canela importada, servido com batatas ameixadas e decorado com couve flor rosqueada.

3. Estofado a la Catalana – estufado bovino coberto com frutos do mar tendo como guarnição amassados de lentilhas e batatas galegas isnukim

4. Paella a valenciana – espécie de rizotto de açafrão e (condimento cultivado há mil anos) frutos do mar preparado em panela de ferro que é o mais importante prato da cozinha espanhola.

5. Manzannas en Dulce – maçãs vermelhas assadas com cobertura de mel de abelha e uvas passas.

VINHOS: serviremos um espanhol tinto da região de Viejas e um tinto francês Bordeaux

SUGESTÃO: indicamos o consumo de vinhos da uva MERLOT, que é originária de Bordeaux, França e que aqui chegou em 1931, trazida por imigrantes mediterrâneos. Os tintos secos, produzidos com a MERLOT são bons e encorpados, porém macios, com conotações sutis de sabores florais. Eles possuem cor avermelhada intensa sendo que, ao degustá-los sentimos na língua, um paladar agradável e aveludado. O tinto desta uva, pega bem com bacalhau, carnes vermelhas, massas de molhos consistentes e até pães e patês de teores marcantes, como os produzidos com frutos do mar e queijos amadurecidos.

PASSAMENTO: causou profunda consternação entre nós, o falecimento do nosso confrade fundador ODILON RIBEIRO COUTINHO que aconteceu em 07.07.2000 no Rio de Janeiro. Lembramos com saudades, as brilhantes palestras aqui proferidas por Dr. Odilon abordando sempre temas relacionados com um bom vinho e a boa mesa. À família enlutada as mais sinceras condolências do CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA

Maître Heleno Araújo é autor do livro plaquete "Vinho, néctar dos deuses".

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário