terça-feira, 21 de julho de 2009
Comida de Marco Polo
EESTIMADOS GOURMETS E CONVIDADOS – 01- OUT – 2003 – OURO BRANCO HOTEL
Homenageamos hoje aqui e na internet o estimado economista, Prof. da UFPB e Presidente do CRE-PB, EDVALDO TEIXEIRA DE CARVALHO e sua confreira MARIA LEOPOLDINA que estão conosco desde Set.1997, exercendo a Classificação Técnica de BRASIER. A EDVALDO e DINA o nosso mais caloroso abraço de agradecimento por conviver conosco há tanto tempo.
O Queijo – não é servido somente como sobremesa e como lanche mais principalmente como ENTRADA. Ele existe há 8.000 anos quando, surgiu na brilhante civilização OS SUMÉRIOS da Mesopotâmia (o chancriche). Originalmente era feito com leite de camela e ervas picantes do Deserto arábico. Os Romanos com o seu Império insaciável, disseminou o queijo pelos 4 cantos do Mundo. Os Monastérios mediterrâneos do século XI que totalizavam mais de 2000 unidades criaram a especialização do queijo. A França inventou marcas divinas como Rockfort, Cammenbert, Brie. A Itália nos ensinou a degustar o Gorgonzole que antes era feito de leite de ovelha, o perfumado Provolone que nos primordes era fabricado com leite de búfala. A Suíça emplacou os tipos Emmenthale e Gruyere, produtos da confecção do mundialmente aplaudido FOUNDUE. A Holanda criou os maravilhosos queijos Edam e Gouda. Portugal exportou as marcas excelentes DO REINO e Cabaçinhas. O Brasil é maestro em vender queijos verdes como o Branco, o de Coalho e o nordestino DE MANTEIGA além do esplendoroso Catupiry, paulista.
Nada é mais fino, agradável, do que se servir uma travessa de queijos, como pães, frutas, verduras acres, na tarde-noite, com vinho O MACARRÃO – no ano de 1257, o veneziano MARCO POLO com dois parentes, chegaram à CHINA. Com apenas 20 anos de idade, ele ganhou a amizade do Imperador THANK, descobrindo que a alimentação do chinês era arroz e macarrão onde, presenciou no Palácio Real, banquetes com 40, 50 mil convidados. Voltando a Veneza, ele tornou o alimento dos povos dos olhos apertados no Prato Nacional da Itália, criando mais de 100 cortes diferentes para o gostoso MACARRÃO.
A COMIDA DE MARCO POLO. O Cardápio desta noite se inicia com a presença à mesa de queijos e pães, em pratinhos de sobremesa. Em seguida, serviremos uma Caneloni de Frango com repolho vaporizado ao bacon torresmido. Como Prato Suíte, apresentamos o prato mais vendido nas Américas, em 2000, o FILET A PARMEGIANA que foi criado no Brasil, no primeiro CLUB DO GOURMET, em 1904, por cozinheiro italiano e que na Itália é servido com berinjelas substituindo a carne, coberto sempre com queijo reggio-parmegianni e molho de tomate. A sobremesa é sugestão da casa, se coadunando tecnicamente com o Tipo de Menu desta noite de festa.
VINHO – Estamos bebendo um qualificado vinho argentino, onde se consome anualmente 69 gf. de vinho por pessoa, no Brasil só consumimos 1,79 gf. por ano – da rara uva MALBEC que se traduz em um tinto, robusto, de guarda, encorpado, indicavel para acompanhar massas recheadas, queijos e carnes vermelhas como o MENU desta noite alegre e bonita na cidade mais verde do mundo.
Escrito de Le Maitre Cuisinier HELENO H DE ARAUJO, idealizador deste CLUB
Escrito por Heleno Henriques de Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário