terça-feira, 21 de julho de 2009

O MENU DE FRANÇOIS PIERRE

De 1560 aos primeiros anos de 1.600 aconteceu uma verdadeira revolução nas panelas do Mediterrâneo. É que, o Rei de França, Henri II casou-se com a Condessa italiana Cathérine de Médicis, esta, amante e praticante da Boa Mesa. A chegada à Europa de produtos nativos das América como batatinha, tomate e as castanhas, fizeram mestre CHICO PEDRO, melhorar as maravilhas de sua terra com produtos inéditos do Novo Mundo. Assim, buscando retalhos de enciclopédias, montamos a seguinte Jóia dos fogões deste Crack da Boa Comida. Ei-lo.

Entrada – QUICHE A L ORRAINIENNE – agradável massa recheado com frango e modelada com queijo brasileiro, catupiry que em Tupi-Guarany significa, excelente, ótimo.

Prato Intermediário – POISSON PIERRIANO – caprichado filet de peixe, sautelado, misturado ao molho atomatado e guarnecido com arroz da Turquesa

Prato Suite – FILET MIGNOM CHATEAUBRIAND, GRILLADE, AU SACUE BEARNAISE ET POMME DE TERRE NATURE. Filet alto, grelhado, ao molho francês e batata nature.

Sobremesa – Millefeuille – Torta enriquecida com várias folhas e creme do patissieur.

V I N H O – Pesquisas de 2000, indicam que o brasileiro está bebendo mais vinho importado do que os nacionais. Nesta noite de festa, apresentamos um belo chileno Tarapacá, de um rubi profundo e intensamente brilhante, lacrimejante, que ao ingeri-lo no final da língua, sente-se discretamente os sabores suaves de uvas passas e de avelã tostada. Recomendo que ao se escolher vinhos, observe-se as uvas tintas Cabernet, Merlot, Syrah, Pinot-Noir e Malbec. As brancas Riesling, Chardonnay e Semillion são as preferidas. Outro detalhe é o ano da safra da uva do vinho escolhido. Desejamos aos presentes um feliz jantar e um ótimo VINHO. Converse sobre Alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário