PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS:
Seqüenciado as nossas homenagens mensais aos gourmets mais antigos, nesta noite de 03 de julho de 2002, aqui no requintado L' ATLANTIQUE RESTAURANT, rendemos a nossa admiração ao Gourmet-Abouyer MANOEL DE SOUZA CÂMARA que iniciou em nossas hostes em abril de l998. Desde então, o nosso querido CÂMARA tem tido freqüência l00%, sendo responsável pelo ingresso de diversos noviços em nossa Confraria.
O Dr. Manoel Câmara cursou mestrado e doutorado (ABD) em Administração Universitária, na Michigan State Universty nos Estados Unidos da América. Fez Especialização em Supervisão Escolar no Institut International d'Éstudes Pédagogiques de Paris na França. Coordenou Curso de Mestrado em Administração da Universidade Federal da Paraíba. É consultor de empresas e professor de pós-graduação na área de Liderança, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional em diversas Universidades Nordestinas. Foi consultor da UNESCO junto à Secretaria de Educação do Estado da Paraíba para implantação do PROEM – Exerceu até Junho passado o cargo de Diretor Presidente do C&E – Centro de Ensino Consultoria e Pesquisa.
Atualmente nosso homenageado exerce o cargo de Diretor de Relações Empresariais junto à Pró-Reitoria de Ensino Profissional da UNIVERSIDADE POTIGUAR, em Natal-RN.
Anunciamos com imenso prazer, o fino cardápio desta noite de festa, intitulado de:
M E N U L O U S I A N O
Entrada - Soupe De Pomme De Terre Tropicale Avec Fumées - Delicado creme de mandioquinha salsa, com defumados.
Prato Intermediário - Saumon A Sauce La Queen - Procurado peixe salmon, de carne ligeiramente roseada, preparado de modo crocante, guarnecido com o valorizado rizzotto do produto nobre açafrão.
Prato Suite - Tournedos A Maitre La Chapelle - Filet mignon grelhado, depois flambado ao conhaque, banhado com sauce espanhol e acompanhado de batatas grattins
Sobremesa - Torta de Maracujá - Fruta brasileira que possui l7 variedades e que traz em sua composição, vitaminas A, B1, B2, B5 e C além dos sais minerais fósforo, cálcio e ferro.
V I N H O S. Como de praxe, temos servido vinhos importados em nossos jantares.
Para o jantar MENU LOUSIANO, programamos um elegante tinto Uruguayo da Uva Cabernet, de linha Foucauld, safra de 2000. Cabernet é uma das uvas mais primitivas da Enologia. Foi introduzida na serra gaúcha em l929 por imigrantes mediterrâneos. Possui cor negra azulada e produz tintos vivos, brilhantes, com teores de taninos moderados. Dada a sua jovialidade foi indicado para acompanhar a entrada e o prato intermediário. Em seguida, apresentaremos um tinto português de 4 anos, de origem messiana, de vermelho intensamente rubiano que embora perfeitamente seco, ao desgustarmos atentamente este bom vinho sentimos, no momento em que ele ultrapassa o sistema do retro alimentador, sutis aspectos do sabor de framboesas maduras, entremeados do travo do carvalho.
MAITRE VICENT DE LA CHAPELLE foi um cozinheiro que, de l733 a l743 girou o mundo em busca de novos pratos, para então escrever e publicar o seu interessante Livro de Cozinha denominado de CUISINIER MODERNE em 3 volumes. Eram os tempos da Belle Epoque francesa em que o Rei de França, LUIS XIV, incentivava e patrocinava o surgimento das grandes cozinhas, não somente da França mas de todo a região Mediterrânea. É creditado ao mestre LA CHAPELLE a criação do notável molho, fundo de panela, batizado há séculos com o nome de SAUCE ESPANHOL que hoje arranja o nosso bonito e gostoso prato de Filet Mignon. Cinco anos após este acontecimento em l748, o gastrônomo LUIS XIV nomeou para CHEF DE CUISINE de seu Palais Champs-Elisée, um jovem de apenas l7 anos de idade, de nome ANTOINE CAREME que assombrou ao Mundo das Panelas com a sua originalidade em criar novos pratos e deslanchar em definitivo a estupenda e mundialmente aplaudida COZINHA FRANCESA. Nesta época, CAREME criou o famosíssimo SAUCE BECHAMEL que ornamenta pratos dos quatro cantos do Planeta e o nome BECHAMEL foi em homenagem ao seu mais imediato auxiliar, o primeiro maître da história de hotelaria, LOUIS BECHAMEL.
Agradecemos de maneira muito especial ao refinado restaurante L' ATLANTIQUE, dos empresários Henri e Manuelina Marcolino e seu competente FOOD AND BEVERAGE MANAGER, Celso Paiva Martins e o Maître Djalma, pela sempre boa acolhida que nos tem dispensado, não somente nesta noite de MENU LOUSIANO, mas também em outras datas em que estivemos aqui reunidos.
Texto: Maitre Araújo - Julho de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário