segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Menu Dos Sete Mares



CLUB  DO  GOURMET  DA  PARAIBA
Agremiação escola que há 27 anos fomenta culturas nativas de comida e bebida
Clubdogourmet.blogspot.com – 3244.6756 – 8828.3869 – 9305.9l53 –
Matéria técnica buscada pelo fundador deste CLUB, maitre d hotel Heleno ARAUJO
JOÃO PESSOA PB 07 de novembro de 2.012 – Restaurante MARITIMOS, obrigado

QUERIDOS GOURMETS E ILUSTRES CONVIDADOS – salve Baco
                 
                                    MENU  DOS  SETE  MARES

Desde as mais remotas Eras e os mais longínquos Tempos que a Gastronomia, viaja junto com o homem pelos mares. Ora em toscas embarcações de tronco de arvores movido a remo ou em caravelas descobrindo o rico continente América  e até em navios transatlântico como se fora luxuosos hotéis 5 estrelas flutuantes. A Repas sempre foi viajeira, buscando  portos nunca d antes alcançado, ali se fixando para sempre.

Vejamos com a salada entrée deste menu em que vários paises forneceram matéria prima  para a composição da Salada Capri. A alface veio da Grécia, o tomate dos Maias da Guatemala, a maçã do Cáucaso, a mussarela da Itália onde originalmente era feita em tranças com leite de búfala, o alho era consumo diário dos Faraós, o azeite de Portugal e o pimentão da Civilização Azteca, do México.Uma saudável miscelania de paladares.

O que mais impressiona aos estudiosos das panelas é que, pratos notáveis como a Paella Valencianna e a Feijoadissima Brasileira  e o Pachamanca Inca são feitos com produtos nativos da terra Mãe.  Com cores, perfume e sabor que agradam e conquistam aos mais exigentes dos paladares. A iguaria é como a mulher,vive de agrados criativos, diários.
                                         
No prato entremmétier surge um peixe grill, banhado  au sauce hollandaise ricamente acompanhado de duas guarnitures combinativas em consonância com a entrada

Na suggestion suíte floresce um brilhante  RIZZOTTI AFFUM ICATTO criação peninsular onde se realça o found de liée de formaggio provolonni e finures de frutos do mar para, se fechar este festival de comida internacional com o PUDIM nordestino que nos tempos da colonização era fabricado com nata, ovos de aves das capoeira,lasquinhas de queijo do sótão e mel de rapadura, grattin em fornos robustos de tijolos de barro.

V I N H O – um dos templos mundiais do Vinho é Portugal. De lá, vem vinhos com personalidade própria, oriundos de uvas nativas do lugar como essa assemblage vinda de castas notáveis como castelã, aragones e syrah..formando um tinto robusto, de guarda que se adequa  perfeitamente bem com este rico menu dos sete mares. O seu nome MUNDUS traduz a forma cosmopolita como ele atingiu a todos os povos. A Pátria Mãe está localizada no inicio da Famosa  Bacia Mediterrânea privilegiada pelos benditos ventos atlânticos, agoando em tempo certo, as videiras da Terra de N.S. de Fátima.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Próximo Jantar do Club do Gourmet da Paraíba

MENU  DOS  SETE MARES
Próximo dia 7 de novembro, o Restaurante Marítimos, em Tambaú, recepcionará os confrades e confreiras do Club do Gourmet da Paraíba, com um jantar inédito, cuja temática será inspirada nos sabores e segredos da Gastronomia dos Mares. O inusitado ágape, não usual em nossos cardápios,  realça as iguarias nos aspectos cores e perfumes combinando os tipos de cocção com um vinho tinto português, safra de 2.007, das uvas nativas aragones e castelã. Saudações gastronômicas de lê maitre cuisinier Heleno Araújo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fotos do Jantar do Club do Gourmet da Paraíba


 
TURISMO
 
ROGÉRIO ALMEIDA
  

Teresinha-Heleno Araújo, Saulo Barreto, Alan e Glauber Wallace 


O Maître Heleno Araújo ao lado de Teresinha e de Carlos Alberto Sousa Ramos proprietário do restaurante português Chopp Beer  (Rua Ivanice Martins Câmara, na Praia do Bessa em João Pessoa,  reuniu os comensais do Club do Gourmet da PB para uma noitada de Iguaria Portuguesa com Certeza. Entre os presentes o Secretário de Turismo do Conde, Saulo Barreto, e o gestor de cursos de Pós Graduação da Faculdade FESP, Paulo Wanderley que compareceu ao lado de Luciene. Os habituês tiveram como entrada bolinhos de bacalhau servido em casquetes de pão de sal e molho de alho. O prato principal foi o Bacalhau a Lisboeta, desfiado puxado no azeite puro com cebolas,alho, pimentões e salsinha e acompanhado das famosas batatas ao murro. Para dar um gostinho brasileiro foi servido ainda um bife especial com arroz enriquecido com azeitona e como sobremesa o tradicional pudim. Tudo acompanhado de um bom vinho português. A animação musical ao vivo ficou com a cantora Roberta Amaral que encantou a todos com um cancioneiro nacional e internacional. Reportagem fotográfica de Rogério Almeida.
Maître Heleno Araujo e  Carlos Alberto Souza Ramos (Chopp Beer)
Maitre Heleno Araujo e Carlos Alberto Souza Ramos  (Beer Chopp)
equipe Chopp Beer: Hamilton Ramos, Jr, Nem e Nilton Caldas
Equipe Chopp Beer: Hamilton Ramos, Junior, Nem e Nilton Caldas
Jussara, Socorro e Vagna
Jussara, Socorro e Vagna

Vagna e Paulo César
Vagna e Paulo César
Socorro e Luiz Carlos
Socorro e Luis Carlos
Rosele e Wilson Marinho (Foto:Rogério Almeida)
Rosele e Wilson Marinho

Marco Aurélio e Fátima
Marco Aurélio e Fátima

Luciene e Paulo Wanderly (FESP)
Luciene e Paulo Wanderley (FESP)

Jussara e Armin Neto
Jussara e Armin Reichert, neto
Gleike e Diego de Medeiros Dantas
Gleike e Diego de Medeiros Dantas
Glaucia e Adahilson Costa Silva e Mércia
Glaucia e Adahylson Costa e Silva e Mércia

Giancarla e Helena  Marçal
Giancarla e Helena Marçal

Yluska e Rogério Almeida
Yluska e Rogério Almeida

Val e Hermes Cozzuol e Ilza Nogueira
Hermes Cozzuol, Val e Ilza Nogueira
Frtiz, Carlos Alberto Ramos e Saulo Barreto
Fritz, Carlos Alberto Ramos (Chopp Beer) e Saulo Barreto

Eliandro Munhoz e Kelly Dallapícola
Eliandro Munhoz e Kelly Dallepícola
animação no jantar do Club do Gourmet da PB
Animação no jantar do Club do Gourmet da PB
Chef Luiz Antonio e Maître Heleno Araujo
Chef Luiz Antonio e Maitre Heleno Aráujo

cantora Roberta Amaral
cantora Roberta Amaral
Valentim e Catarina
Valentim e Catarina