Pouco ou quase nada os governos brasileiros desde o tempo de D.Maria I, a louca, fizeram pela cozinha brasileira, uma das 10 mais importantes do mundo. As cozinhas mais antigas do mundo como a China, dos grandes segredos culinários que exportou a massa para a Itália, como a cozinha arábica com receitas de dez mil anos, dos tempos dos faraós, como a cozinha hindu dos molhos exóticos, como o molho de Curry, produzido com 19 temperos diferentes, como a cozinha da África, fundamentalmente feita com produtos das florestas e cujo prato seguinte é tronquidificada em mercadorias produzidas pelos colonizadores africanos no nordeste brasileiro.
O xinxim de galinha é uma palavra nagô que significa guizadinho de galinha antiga, puxado no molho acaueira que é elaborado com farinha de cabeça de camarão, gengibre, azeite de dendê, leite de coco, castanha de caju e amendoim.
O azeite de dendê foi trazido da África e cada colherzinha das de chá contém 150.000 unidades de pró vitamina A. O leite de coco que os portugueses o trouxeram das ilhas da melanésia da costa do Pacífico sul. A castanha de caju, nativa nordestina, que possui 19% de proteína e cuja popa traz em seu interior cinco vezes mais vitamina C que a laranja. O amendoim que é nativo do norte do Paraná, cujo esboço concentra 24% de proteína bruta.
As receitas a seguir vem da sabedoria popular do pescador, da dona de casa, do homem do campo e das pequenas cozinhas de bares e restaurantes.
XINXIM DE GALINHA (para 8 pessoas):
2 galinhas de 3 1/2 Kg cada
1 litro de leite de coco
500 ml de azeite de dendê
500 g de castanha de caju assado
250g de amendoim torrado com película
250g de farinha de camarão
10g de batata de gengibre
300g de cebola
100g de alho
25g de cumin
Esquema técnico:
Cortar as galinhas em pedaços com osso. temperá-la com sal, pimenta do reino e cominho. Puxar uma panela rasa com todas as verduras com 4 colheres de azeite de dendê, sem colocar água. Quando a galinha mudar de cor acrescentar o molho acaueira que é feito com dendê, gengibre, castanha de caju e amendoim moídos e por último leite de coco. Feitos separados, sem levantar a fervura. Junte a galinha refogada com o molho acaureira e tampe a panela entreaberta por apenas 5 minutos. Não deixe a galinha cozinhar bastante. Acompanha arroz da viúva (arroz moído com resíduos do molho da galinha) e farofa de dendem. Acompanha um vinho tinto encorpado de uma uva primitivana.
Felicidades leitor com seu xinxim de galinha.
Heleno Henriques de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário