Coluna gastronômica de Olho na Panela
LAZAGNA DI POLASTRO D ELL ETRUCI
(LAZANHA DE GALO DA ETRUCIA)
A Itália é hoje uma das três mais importantes cozinhas da alta gastronomia. Por suas magnificas massas e seus exuberantes frutos do mar vez que o país da bota é uma península e por suas premiadas sobremesas.
A Lasanha foi criado há 800 anos após Marco Polo trazer a massa da China pelos povos etruscos do norte da Itália, região de onde veio o primeiro Rei de Roma, Rômulo, aquele que era irmão de Reno, que segunda a lenda foram amamentados por uma loba selvagem.
A Lasanha primitiva é montada em uma assadeira funda e retangular com a massa distribuída em um bloco só, untada em manteiga mesmo. Coloca-se um bom molho de tomate na base com oregano, em seguida o galo guizado e desmembrado do osso, em pedaço.
Volta-se a colocar outro bloco de massa de lasanha cobrindo com lascas de queijo mussarela de tranças rasgado e presunto cozido e fatiado em nacos e nata da primeira tirada, substituível por molho bechamel. Coloca-se outro bloco de massa de lasanha, repete-se o galo pedaçudo, cobrindo-os com molho de tomate e outro bloco de lasanha.
Agora abastecida com queijo parmesão ralado. Gratina-se ao forno médio por 20 minutos e corta-se com a espátula larga, servindo-a acompanhada de uma boa salada de verduras cruas, temperadas com azeite de oliva e vinagre balsâmico.
É necessário duas caixas de lasanha de 500g cada, um galo de 3kg, cozido e separado do osso e da pele, 500g de queijo mussarela, 250g de presunto cozido fatiado, 1kg de tomate bem maduro, 25g de oregano, 100g de nata, 100g de queijo parmesão ralado.
Dentre as centenas de cortes de massas, como o inhoque, o cappelletti, o espaghettonni, o rigatone, sobressai altaneramente a lasanha por ser uma campeã de vendas nos restaurantes peninsulares. É preciso frisar que o molho de tomate foi criado em l.507 pelos cocineros Guiseppe Borghetti e Migueleto Morandini sendo divulgado em toda Europa pelo padre capuchinho Geraldo Del Rio. Antes desse molho era usado espciarias tipo paprica importada de paises que circundavam o Mar dos Balcãs.
Desejamos felicidades leitor na sua lasanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário