quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comida Espanhola


PREZADOS CONFRADES E CONFREIRAS:

Desde as mais remotas eras, os povos mediterrâneos se lançaram aos mares desconhecidos em busca de conquistas e de novos mundos. Dentre eles se destacaram os Espanhóis que financiaram a Esquadra de Cristóvão Colombo em 1492, que chegou à América. Os Reis Católicos Fernando e Isabel de Castela, de Espanha, foram quem bancaram a aventura colombiana. Nessas viagens os espanhóis levavam a sua cultura, a sua excelente comida. Nesta noite agradável de 03 de agosto de 2000 aqui no restaurante Victory, um dos mais apreciados de nossa cidade, dos empresários irmãos Sílvio e Paulo Lobo apresentaremos o seguinte cardápio das terras das touradas:

1. Panes de Dom Miguelito – pães recheados com cebolas e embutidos fumé acompanhado de patê de ervas aromáticas

2. Lomo de Cerdo a La Zaragozana, lombinho de porco assado coberto com molho de canela importada, servido com batatas ameixadas e decorado com couve flor rosqueada.

3. Estofado a la Catalana – estufado bovino coberto com frutos do mar tendo como guarnição amassados de lentilhas e batatas galegas isnukim

4. Paella a valenciana – espécie de rizotto de açafrão e (condimento cultivado há mil anos) frutos do mar preparado em panela de ferro que é o mais importante prato da cozinha espanhola.

5. Manzannas en Dulce – maçãs vermelhas assadas com cobertura de mel de abelha e uvas passas.

VINHOS: serviremos um espanhol tinto da região de Viejas e um tinto francês Bordeaux

SUGESTÃO: indicamos o consumo de vinhos da uva MERLOT, que é originária de Bordeaux, França e que aqui chegou em 1931, trazida por imigrantes mediterrâneos. Os tintos secos, produzidos com a MERLOT são bons e encorpados, porém macios, com conotações sutis de sabores florais. Eles possuem cor avermelhada intensa sendo que, ao degustá-los sentimos na língua, um paladar agradável e aveludado. O tinto desta uva, pega bem com bacalhau, carnes vermelhas, massas de molhos consistentes e até pães e patês de teores marcantes, como os produzidos com frutos do mar e queijos amadurecidos.

PASSAMENTO: causou profunda consternação entre nós, o falecimento do nosso confrade fundador ODILON RIBEIRO COUTINHO que aconteceu em 07.07.2000 no Rio de Janeiro. Lembramos com saudades, as brilhantes palestras aqui proferidas por Dr. Odilon abordando sempre temas relacionados com um bom vinho e a boa mesa. À família enlutada as mais sinceras condolências do CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA

Maître Heleno Araújo é autor do livro plaquete "Vinho, néctar dos deuses".

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

A Esplendorosa Cozinha do Titanic


A Esplendorosa Cozinha do Titanic

A culinária é como as mulheres, vive sempre de novidades e que seja assim, pois prevalecem perenes, os princípios da criatividade e da sutileza, marcas intransferivelmente femininas. Por incrível que pareça, o MENU do último jantar do monumental transatlântico H.M.S TITANIC tornou-se ao limiar do terceiro milênio, uma procurada atração com pessoas pesquisando, garimpando exaustivamente este tema tão místico, até então adormecido no baú das trágicas recordações, pesquisa esta que fez vir à tona, uma refinada montagem de vinhos e pratos magnificamente elaborados e combinados pelas mãos maestrinas do Chef de Cuisine August Scouffier ( 1846 a 1935) que vivendo oitenta e nove anos, escreveu a chamada bíblia da clássica cozinha francesa, até hoje reverenciada e seguida ao pé da letra, pelos homens das panelas de todo o mundo da Gastronomia. Scouffier antecedeu a verdadeiros príncipes do fogão como Antoine Caremi, H. de Balzac, Philéas Gilbert, Prosper Montagne, Louis Bechamel, Brillat. Savarin este último, diplomata e grande poeta de sua época.

O CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA, modesta porém maiúscula Confraria nordestinense, que marca a sua existência apresentando mensalmente em seu jantares, vinhos e pratos não usuais às casas de pasto desta região, pesquisou, testou e montou o menu do último jantar do Titanic que foi servido na fatídica noite de 12.04.1912, quando afundou aquele mundão de opulência e riqueza. Eis o faustoso jantar da citada noite:

HOR'S D'OUVRES

1. Patê de Foie Gras com aipo de Provence e pães rolée de erva doce

2. Ostras à la Russian servidas cruas banhada a vodca Stolichnnaya, servida em placas de gelo decorada com beterraba ralada e lâminas de queijo de leite de cabra alpina

ENTRÉES:

3. Salade de Vie, brotos de aspargos silvestres molhados à vinaigrette de champagne francesa polvilhado com poeiras de açafrão Hindu

4. Consomé à Olga, refinado caldo de peixe vieira pescada nas costas chinesas e moldado ao exótico tempero da Terra de Mao Tsé Tung

PRATOS INTERMEDIARIOS:

5. Salmon Mussolini, peixe rosado e fibroso, feito ao vapor, coberto ao sumo de endre fresco, guarnecido com tranchas de pimentão e pepino primaveril

6. Frango à lyonnaise, peito de frango rosqueado com tomilho e estragão. Guarnecido com Rizotto de ervas colhidas nas férteis hortas mediterrâneas

PRATO SUÍTE:

7. Mouton Àvec Sauce de Menthe, tenros pernis de cordeira, fatiada, com batata Chateau. e creme de cenoura.

SOBREMESAS:

8. Pudim Waldorff , aromatizado com noz moscada e baunilha. Queijos, torradas e frutas frescas.

VINHOS franceses, italianos, espanhóis e portugueses regaram tão magnifico jantar. Todo este desfile enogastronomico foi testado e servido em fins de 1999 no bem aceito restaurante Tábua do Marinheiro dos confrades Sidney Martin e César Augusto, pela nossa Confraria Tabajarina. Em tempo: Receitas adaptadas às ofertas mercadológicas desta região.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

COZINHA ITALIANA

Cozinha Italiana – a mais suculenta das cozinhas

CLASSIFICO A COZINHA ITALIANA como uma das 3 mais importantes do mundo da gastronomia; o navegador Marco Polo trouxe o macarrão da China para a Itália. Os peninsulares tornaram a massa uma marca de sua estupenda cozinha, muito embora o país da Squadra Azurra tenha maravilhosas criações à base de frutos do mar, caças e sobremesas que são verdadeiras obras de arte, o FILET PARMEGIANI é a carne mais vendida nas Américas.

A LAZANHA que originalmente era um bolo salgado feito com tiras largas, no final do século XX foi eleito como um dos 5 mais vendidos pratos na Europa e na América. O ESPAGUETI preparado em mais de 100 modalidades diferentes é campeão de vendas em pelo menos 3 continentes. A PIZZA que os americanos do norte apelidaram como "torta de tomate" se espalhou de maneira espantosa pelos quatro cantos do mundo, conseguindo adeptos nos mais distantes rincões da Terra.

Em miúdos, a COZINHA ITALIANA buscou e conseguiu naturalmente o seu espaço dentre nós, consumidores terráqueos . Ainda bem que sobrou e muito bem, para minha modesta pessoa, pois tive a felicidade de Ter sido aluno de três verdadeiros mestres italianos: CARMINO COLONATO, que foi FOOD AND BEVERAGE MANAGER de uma Cia. Suíça de Hotéis. Ensinou-me bastante as técnicas de serviços de salão e de vinhos. WALTER MAZZIERE que foi maitre do internacionalmente aplaudido RESTAURANTE TERRAÇO ITÁLIA, Este me considerava um filho dele. Deu-me à mão em São Paulo e me colocou na ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MAITRES D' HOTEL onde somente pontificavam os "cardeais" da Hotelaria Brasileira. E eu lá no meio dessas feras, apreendendo. ANTÔNIO MARMUGGI, o mais sábio dos 3, era formado em Alimentos e Bebidas em Laussane na Suíça e montou 80% dos hotéis 5 estrelas do Nordeste Brasileiro. Pediu-me que não voltasse para o Nordeste, precisava de mim em São Paulo. Possuo um forte sentimento de agradecimento à Itália!

Esta noite, no aconchegante restaurante CANTINA NAPOLITANA, em Cabo Branco, recepcionaremos os Gourmets tabajarinos com um fino cardápio da milenar cozinha Italiana. Ei-lo.

CANELONE RECHEADO COM QUEIJO RICOTA

CAPELETI DE FRANGO COM COBERTURA DE FRUTOS DO MAR

PEIXE À FIORENTINE

FILET MIGNOM À UDINESE (com leve molho de mostarda)

CASSATA A SICILIANA

Como não poderia deixar de ser, os vinhos da noite, serão italianos, da linha VAPOLICELLA. Informo que recente pesquisa indicou a Itália como a maior consumidora de vinhos per capita em nosso planeta. Lá são consumidos 68 litros de vinhos/ano por pessoa. Ultrapassou até a grande França, berço de grande cozinha e de bons conhecedores de vinhos.

*maitre Heleno ARAÚJO é o idealizador, o fundador e o continuador do CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA.

A Nova Cozinha Paraibana


ESTIMADOS GOURMETS TABAJARINOS E CONVIDADOS

Texto do maitre HELENO H DE ARAUJO fundador deste CLUB.

TODO MÊS DE ABRIL tem um significativo bastante tocante para todos nós, pois foi em um l7 de abril do distante l985 que, fundamos o CLUB DO GOURMET DA PARAIBA, lá na taberna BARRIL 2000 de doces e alegres recordações. Eram banquetes que adentravam madrugadas com 6,8 pratos, buscados nos mais longínquas rincões do nosso planeta, regados a vinhos nunca vistos em nossa Terra. A nossa Paraíba como sempre, pequenina porém bastante atrevida, deu uma contribuição enorme ao glossário da mundialmente elogiada COZINHA BRASILEIRA. Pratos como carne de sol, buchada, paçoca, sopa de cabeça de galo, sobremesa cartola são hoje, sugestões da linha de frente da culinária verde-amarela. Nas últimas três décadas, a Paraíba começou a combinar a misturação de frutas típicas daqui com pratos salgados das mais diferentes localidades do mundo da gastronomia. O resultado foi a estupenda NOVA COZINHA PARAIBANA, que se segue,regada que será a vinhos do Velho Chico e de Bordeaux.

CARDÁPIO.
ENTRADA. SERIDOENSE. Bolinhos de paçoca, batonetes de queijo de coalho rosqueado, pirão de queijo, pãezinhos ace bolado.
SUGESTOES DA FAZENDINHA BARRA. Espécie de carpaccio de jerimum caboclo e de batata doce Grã fina, aveludado com goiabinha araçá, coberto com lâminas de pernil assado de cordeira, molhados ao sumo de tamarindo.
AMOSTRAGENS DAS POEIDEIRAS DO SITIO POLEIROS. Galinhas antigas, guisadas ao molho de maracujá da serra, acompanhadas de panquequinhas de milho sarôlho com poeiras de castanhas de caju.
CARNE DE SOL DE PICUI. Tranchas maturadas da mais ilustre carne de sol do BRASIL, braseadas, guarnecidas com feijão verde, farofa matuta e arroz de urupema. SOBREMESA. Delicadas tapioquinhas molhadas ao creme de graviola fruta mais sorvete de cajá.

Heleno Araújo, maitre e coordenador desde a fundação até os dias de hoje


Escrito por Heleno Henriques de Araújo - "

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

COZINHA RUSSA


A GOSTOSISSIMA COZINHA RUSSA – cardápio do maitre daquele mundo culinário ALEXANDROVICH SLAMA descendente dos grandes maitres dos CZARES russos. Texto do Maitre Araújo / 14 de SET 2001

É nossa missão apresentarmos sempre e sempre pratos inéditos, embora o mundialmente elogiado STROGONOFF seja conhecido de muitos. Ele apareceu quando, há 800 anos no vilarejo NOVGOROV próximo a São Petesburgo, Rússia, um casal rurícola o submeteu a apreciação de gourmets que fins de semana, se reuniam para saborear pratos novos e provar vinhos novos. Este casal era da dinastia STROGANOFF com a – e que uma sua descendente, de nome SOPHIE STROGANOFF fugindo da opressão comunista aportou em São Paulo,fins de l950 e introduziu nos hotéis brasileiros este estupendo prato. Interessante é saber que STROGONOFF não é feito com creme de leite não. Originalmente ele foi feito com fundo de manteiga, féculas de trigo, até cozinhar o trigo, mexendo sempre, e ligando com nata. Era puxado com fundo de panela de porco e cebola,flambado a vodka, misturado a páprikas e guarnecido com cogumelos silvestres e servido em cima de torradas de tubérculos.. Depois ocidentalizou-se,foi flambado com conhaque,.ligado com sauce bechamel ou belle blanche,enriquecido com champignons e catchup. Neste processo ele adentrou aos grandes restaurantes das grandes metrópoles européias como no restaurante MAXIM S de Paris.Assim, apresentamos o seguinte Menu para esta noite bonita aqui no aconchegante Restaurante do Ouro Branco Hotel – Campina, a quem agradecemos pela ótima acolhida ao nosso CLUB DO GOURMET DE CAMPINA GRANDE.

l. – ENTRADA. CREME DE ESPINAFRE

2. – INTERMEDIÁRIO. Frango a Kiev – frango forneado coberto com calda de frutas cítricas e de cerejinhas, guarnecido com purê amaçanzado

3. – PRATO SUITE = STROGONOFF DE FILET MIGNOM com arroz de cá

4. – SOBREMESA = PUDDING DIPLOMATE com ameixas

5. – V I N H O S – iniciamos com um tinto cabernet brasileiro. A CABERNET é uma uva primitiva de cor negra.azulada que produz tintos brilhantes com bouquet pronunciado que embora seco, ao se degustar sente-se no final da língua o sabor de framboesas maduras. Terminamos com o famoso PERIQUITA tinto portugues que se combina com os molhos deste jantar.

Menu Napolitano


O advogado LAUDELINO FRANCISCO DE SOUZA PEREIRA, integra o nosso CLUB desde maio de l995. E o mais antigo gourmet em atividade na Paraíba. Detentor da classificação técnica GUARDE MANGER, na última edição do cobiçado TROFEU SÃO BENEDITO, LAUDELINO foi premiado como o Gourmet de 200l pela sua freqüência l00% em nossos jantares. É diretor do Núcleo Judiciário da Justiça Federal da Paraíba e é casado com a Senhora Girlenne de Lucena Pereira.

Apresentamos o MENU desta noite aqui no restaurante L ATLANTIQUE dos diretores Henri e Manuelina.

l. – Entrada – CAPONNATA NAPOLITANA – pães salgados recheados com frutos do mar atomatados e gratinados com parmezão

2 – Prato Intermediário- POLLO ALLA ROMANESCA – frango grelhado, coberto levemente com balsâmico, guarnecido com purê de couve flor salsinhado

3 – Prato Suite – FILE DE PARMEZZIO – escalopinhos rosqueados, gratinado com queijo de trancas, acompanhado de rizzotto perfumado com gengibre crua ralada

4 – Sobremesa – suggestions de Le Chef de Cuisine

5 – V I N H O S – um másculo tinto português de boas castas das quintas

Agradecemos as presenças dos confrades e convidados ao nosso jantar.

MAITRE HELENO H DE ARAUJO executivo desta confraria.


Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

MENU DAS NAVEGAÇÕES


PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS

Continuando com a nossa homenagem mensal aos GOURMETS mais antigos do nosso CLUB, apresentamos hoje o simpático casal HUMBERTO VICENTE DE ARAUJO E WALKYRIA TOLEDO DE ARAUJO – foto – que ingressaram em nossa Confraria em outubro de l997 e que foram os introdutores da carne de JAVALI no Estado da Paraíba, com a qual, fizemos vários jantares para nossos confrades e confreiras. DR. HUMBERTO E A PROFESSORA WALKYRIA são detentores da rara MEDALHA DE OURO MAURILIO DE ALMEIDA por terem ajudado a fundar o CLUB DO GOURMET DO RIO GRANDE DO NORTE. Dr. Humberto é médico psicanalista de renome nacional, sendo professor da UFPB. É DOUTOR em Psiquiatria, título obtido na Espanha. A professora WALKYRIA é igualmente doutorada em Madrid na Área de Ciências da Informação sendo professora da UFPB e das Faculdades IESP

Dando prioridade sempre a pratos novos, inéditos em nossas locaandas, apresentamos hoje, no NETUANAH HOTEL O MENU DAS NAVEGAÇÕES, cujas receitas foram colhidas em diferentes Continentes onde, o Homem colocou os seus pés. 1- Entrada SALADA HAWAIANA – montada dentro de abacaxi desmiolado, feita com produtos marítimos e ervas aromáticas, verdes.

2. Prato Intermediário - FRANGO DE ZÉ GALEGO – Brasil – desossado, grelhado, coberto com molho da fruta típica Cajá, guarnecido com purê de castanha de cajú que possui l9% de proteínas.

3. Prato Suite – ASSADO À CALCUTÁ– Estufado bovino encharcado ao molho de vinho branco, de maçãs vermelhas e de especiarias hindus guarnecido com arroz vaporizado. 4. Sobremesas – Mouse de goiabinha Aracá, cultura índia nordestina, apresentada em forma de sorvete.

5. – V I N H O S. Começaremos com um tinto jovem da uva Merlot, da LANTIER e prosseguiremos com um cabernet-sauvignom l999 – tarapacá, de um vermelho intenso, com taninos suaves, com um final pronunciando-se os sabores de amoras e de cerejas, reflexos que se coadunam bem com o forte molho hindú do nosso Prato Suite.

A COMIDA IMPULSIONANDO AS CIVILIZACOES. Cada povo diz o que ele é, pela sua comida.

NA ERA PALEOLITICA quando o Homem saiu das cavernas, ele dominou o fogo, aprendeu a caçar pequenos animais, assoou-os em labaredas e surgiram os ASSADOS.

NA ERA NEOLITICA, O Homem ao andar pelos mesmos caminhos, em dias de chuva fina, ao retirar barro molhado dos dedos dos seus pés com os dedos das mãos, sem querer, começou a fazer pequenas bolas desse material, depois transformadas em pequenas panelas. Surgiram os COZIDOS.

NA IDADE MÉDIA, nos conventos e mosteiros, religiosos organizaram os primeiros sistemas de banquetes para visitantes, sempre combinando tipos de comidas servidas com tipos de uvas dos vinhos consumidos. Surgiram daí as LOCANDAS, os primeiros restaurante dos tempos de hoje.

NA ÉPOCA MODERNA, desabrochou para o mundo da enogastronomia, a Rainha de todas as Cozinhas, A Francesa, com o surgimento do primeiro grande cozinheiro daqueles tempos, o jovem de l7 anos de idade, ANTOINE CAREME que , por ordem do Rei de Franca, assumiu a Cozinha do já glamouroso Palácio de Champps-Elisée. O seu mais competente colaborador foi o Primeiro Maitre da História de Salão, LOUIS BECHAMEL.

AS COZINHAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO são a Chinesa, a africana, a Hindu, a Arábica, aí realce maior para a Civilização Suméria da antiga Mesopotamia que criou o QUEIJO. Povo nômade, os Sumérios garimpavam iguarias de outros mundos.

NOS TEMPOS DE HOJE é notável o eficaz laboratório de enogastronomia localizado na região Mediterrânea onde, Itália, Franca, Espanha e Portugal pilotam as iniciativas das mais apreciadas criações culinárias da modernidade

NO NOVO MUNDO, sobressaem o Brasil que embora em l990, consumíssemos produtos rudes como charque, angu de fubá, folhas de taioba, farinha de mandioca , feijão preto e arroz escorrido, hoje, combinando o sabor de pratos salgados com frutas típicas brasileiras, alcançamos notoriedade mundial pela criatividade e pela heterogeneidade e LA COCINA DE LOS INCAS que, vindos de civilizações de há l4.000 anos atrás como os povos CHAVIN, os CHIMUS, os MOCHICAS, os AYMARA, se destacaram no mundo das panelas, pela originalidade da apresentação de suas comidas.

MAITRE ARAÚJO fundou este CLUB em 1985. É autor de 05 livros hoteleiros.

MENU LOUSIANO

PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS:

Seqüenciado as nossas homenagens mensais aos gourmets mais antigos, nesta noite de 03 de julho de 2002, aqui no requintado L' ATLANTIQUE RESTAURANT, rendemos a nossa admiração ao Gourmet-Abouyer MANOEL DE SOUZA CÂMARA que iniciou em nossas hostes em abril de l998. Desde então, o nosso querido CÂMARA tem tido freqüência l00%, sendo responsável pelo ingresso de diversos noviços em nossa Confraria.

O Dr. Manoel Câmara cursou mestrado e doutorado (ABD) em Administração Universitária, na Michigan State Universty nos Estados Unidos da América. Fez Especialização em Supervisão Escolar no Institut International d'Éstudes Pédagogiques de Paris na França. Coordenou Curso de Mestrado em Administração da Universidade Federal da Paraíba. É consultor de empresas e professor de pós-graduação na área de Liderança, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional em diversas Universidades Nordestinas. Foi consultor da UNESCO junto à Secretaria de Educação do Estado da Paraíba para implantação do PROEM – Exerceu até Junho passado o cargo de Diretor Presidente do C&E – Centro de Ensino Consultoria e Pesquisa.

Atualmente nosso homenageado exerce o cargo de Diretor de Relações Empresariais junto à Pró-Reitoria de Ensino Profissional da UNIVERSIDADE POTIGUAR, em Natal-RN.

Anunciamos com imenso prazer, o fino cardápio desta noite de festa, intitulado de:

M E N U L O U S I A N O

Entrada - Soupe De Pomme De Terre Tropicale Avec Fumées - Delicado creme de mandioquinha salsa, com defumados.

Prato Intermediário - Saumon A Sauce La Queen - Procurado peixe salmon, de carne ligeiramente roseada, preparado de modo crocante, guarnecido com o valorizado rizzotto do produto nobre açafrão.

Prato Suite - Tournedos A Maitre La Chapelle - Filet mignon grelhado, depois flambado ao conhaque, banhado com sauce espanhol e acompanhado de batatas grattins

Sobremesa - Torta de Maracujá - Fruta brasileira que possui l7 variedades e que traz em sua composição, vitaminas A, B1, B2, B5 e C além dos sais minerais fósforo, cálcio e ferro.

V I N H O S. Como de praxe, temos servido vinhos importados em nossos jantares.

Para o jantar MENU LOUSIANO, programamos um elegante tinto Uruguayo da Uva Cabernet, de linha Foucauld, safra de 2000. Cabernet é uma das uvas mais primitivas da Enologia. Foi introduzida na serra gaúcha em l929 por imigrantes mediterrâneos. Possui cor negra azulada e produz tintos vivos, brilhantes, com teores de taninos moderados. Dada a sua jovialidade foi indicado para acompanhar a entrada e o prato intermediário. Em seguida, apresentaremos um tinto português de 4 anos, de origem messiana, de vermelho intensamente rubiano que embora perfeitamente seco, ao desgustarmos atentamente este bom vinho sentimos, no momento em que ele ultrapassa o sistema do retro alimentador, sutis aspectos do sabor de framboesas maduras, entremeados do travo do carvalho.

MAITRE VICENT DE LA CHAPELLE foi um cozinheiro que, de l733 a l743 girou o mundo em busca de novos pratos, para então escrever e publicar o seu interessante Livro de Cozinha denominado de CUISINIER MODERNE em 3 volumes. Eram os tempos da Belle Epoque francesa em que o Rei de França, LUIS XIV, incentivava e patrocinava o surgimento das grandes cozinhas, não somente da França mas de todo a região Mediterrânea. É creditado ao mestre LA CHAPELLE a criação do notável molho, fundo de panela, batizado há séculos com o nome de SAUCE ESPANHOL que hoje arranja o nosso bonito e gostoso prato de Filet Mignon. Cinco anos após este acontecimento em l748, o gastrônomo LUIS XIV nomeou para CHEF DE CUISINE de seu Palais Champs-Elisée, um jovem de apenas l7 anos de idade, de nome ANTOINE CAREME que assombrou ao Mundo das Panelas com a sua originalidade em criar novos pratos e deslanchar em definitivo a estupenda e mundialmente aplaudida COZINHA FRANCESA. Nesta época, CAREME criou o famosíssimo SAUCE BECHAMEL que ornamenta pratos dos quatro cantos do Planeta e o nome BECHAMEL foi em homenagem ao seu mais imediato auxiliar, o primeiro maître da história de hotelaria, LOUIS BECHAMEL.

Agradecemos de maneira muito especial ao refinado restaurante L' ATLANTIQUE, dos empresários Henri e Manuelina Marcolino e seu competente FOOD AND BEVERAGE MANAGER, Celso Paiva Martins e o Maître Djalma, pela sempre boa acolhida que nos tem dispensado, não somente nesta noite de MENU LOUSIANO, mas também em outras datas em que estivemos aqui reunidos.

Texto: Maitre Araújo - Julho de 2002.

Menu da Corte de Luis XIV


Mensalmente, os gourmets tabajarinos homenageiam um gourmet dos mais antigos de nossa confraria, cuja presença tem alavancado o nosso club.

Nesse jantar de agosto de 2002, em que apresentamos um requintado CARDÁPIO DAS MOENDAS, pesquisado no vastíssimo glossário da corte de LUÍS XIV Rei da França, prestamos justíssima homenagem à dupla de restauranteiros SIDNEY MARTIN e CÉSAR AUGUSTO, competentes e aplaudidos diretores do já famoso restaurante TÁBUA DO MARINHEIRO, que eles implantaram em JOÃO PESSOA entre os meses de abril e junho de 1999. Eles deixaram a "Paulicéia", centro da grande veia comercial do Brasil e carrearam pra cá, um tipo de restaurante temático, de decoração que lembra os mares e que possui uma das mais estupendas cozinhas da Paraíba. Na foto à esquerda, SIDNEY MARTIN engenheiro químico que foi executivo da fábrica da Volks em São Paulo e que além de gourmet-poissonnier com freqüência 100%, pilota todas as ações da elogiada cozinha marinheira. CESAR AUGUSTO que se destaca como gourmet a 3 anos com 100% de freqüência, é o rotisseur da confraria e recebeu no ano que findou, o TROFÉU SÃO BENEDITO como empresário do ano.

Formado em sociologia pela USP, César foi executivo da "STTRANS" (transportes públicos) da capital paulistana.

CARDÁPIO DAS MOENDAS. A roda, umas das mais brilhantes invenções humanas, inspirou cozinheiros das côrtes do Velho Mundo, onde criaram pratos rodados, redondos, como os do MENU dessa alegre noitada.

1. - ARRANJOS DA DESPENSA DE GRAND PÈRE JACÓ - Rolinhos assados de cordeira, acompanhados de queijos marcantes como o gorgonzole e provolone mais torradas de alho e de parmesão.

2. - GALLANTINE DE COQ DU ROI À LA MARIE LOUISE - Galo de Rei, desossado, recheado com ricota, nozes e passas, assado ao vinho, rodelado, coberto com um tipo de catchup de melancia, guarnecido com noisettes de purée de lentilhas.

3. - FORNEADO DE NOVILHO CAMPEIRO - Assado bovino buquiano, fatiado, coberto com molho preparado com sumos de frutas cítricas de regiões tropicais e servido com arroz de fumeiros do Mediterrâneo.

4. - SOBREMESAS - Variedades da rica pista de sobremesa do PALACE GRILL dos gourmets José\Ivete Farias, a quem agradecemos pela ótima acolhida dispensada aos nossos confrades e confreiras.

5. - VINHOS - Para regar tão magnífico MENU, classificamos os seguintes vinhos, que se coadunam perfeitamente bem aos tipos de molhos e de carnes aqui colocados à degustação: um tinto brasileiro de 3 anos, advindo do cruzamento sábio de 4 uvas, destaque para as seculares MERLOT e CABERNET-SAUVIGNON que se pronunciam com reflexos purpúreos e que ao se tomá-lo, fluem no final da boca, sabores discretos e quase imperceptíveis de baunilha, amora e especiarias orientais. Em seguida, vamos ao másculo português de 5 anos, da antiqüíssima uva castelã, da linha meiriana, que salienta um vermelho intensamente brilhante, o que bem caracteriza o seu aspecto encorpado; fatores que o identificam principalmente para acompanhar a excelente carne assada de novilho do nosso prato suíte. Agradecemos as presenças dos gourmets e que os convidados de hoje se tornem os gourmets de amanhã, para maior brilho do nosso CLUB.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

Texto escrito pelo Maitre Araújo

terça-feira, 21 de julho de 2009

MENU da CORTE NAPOLEONICA

CARISSIMOS GOURMETS E CONVIDADOS

Neste último jantar de 2002, neste dia 04 de dezembro, aqui no bom CESAR RESTAURANT, homenagearemos da maneira mais vibrante possível, o jovem casal de professores universitários da UFPB E DO IESP – MARCOS NICOLAU E ROSEANE que iniciaram em nossa Confraria em março de l999..

Ambos tem tido boa freqüência em nossos jantares e MARCO é o enófilo da Entidade, pesquisando e sugerindo novos vinhos além de Ter trazido até nós, novos gourmets o que propícia o engrandecimento dos nosso quadros sociais. Afirmo que as suas presenças, MARCO E ROSEANE tem enobrecido as nossas hostes paneleiras.

Nesta noite tambauzina de dezembro, pesquisamos e apresentamos um dos MENUS da CORTE NAPOLEONICA que consiste no seguinte. Cardápio DEZEMBRIANO

1. – Entrada - BELLE PLATEAU DE FROMAGE - queijos tipos importados como provolone, cammenbert, gorgonzole, Do Reino, juntados as pães diversos e frutas.

2. – Prato Intermediário – TRANCHES GRILLÉ DE POULET A LA MADAME JOSEPHINE – prato predileto da Primeira esposa de NAPOLEAO BONAPARTE consiste em grelhar desossados de frangos, cobri-los com caldas de cerejinhas e acompanhá-los de batatas boulangers.

3. – Pratos Suites – ROTI DE NUITS DE NOEL – Peru Dakotiano e Pernil de Leitão assados, fiambrados, banhados ao sauce Grand Jus, guarnecidos com arroz de ervilhas e farofa de forno, decorados com goiabas e pêssegos silvestres.

4. – Sobremesas – maravilhosidades da patisserie como Torta Alemã e creme de papaya, este, oriundo das selvas amazônicas brasilianas.

5. - V I N H O S – Serviremos um tinto italiano Bardolino, di origine controllata, cuja o tipo de uva se adapta perfeitamente aos molhos dos pratos desta noite.

NOSSA CONTINUACAO. – em fevereiro e março deste 2002, estivemos na capital paulistana onde, pesquisamos menus inéditos e os apresentamos em nossos jantares. Foram pratos nunca antes saboreados em plagas nordestinenses. Aconteceram aplausos. Ficamos imensamente felizes.

Desfilamos aqui, Menus como o da VILA KYRIAL de origem italiana. O das Navegações que singrou os 7 mares. O Lousiano que adentrou as camarinhas dos notáveis governos cinqüentões dos gastrônomos Reis LUIS. Chegamos ao Menu das MOENDAS que nos deliciou com pratos rodados, redondos, como as gallantinnes. Deparamo-nos com o cardápio das INVASOES que desfilou criações culinárias de várias culturas invadindo outros mundos onde, ninguém havia posto os seus pés. Buscamos receitas das culturas AMERINDIAS, sábias por produzirem comidas com mercadorias de suas lavras. Alcançamos pratos das quentes porém amenas COTE D AZUR e nesta noite de festa apresentamos o MENU DEZEMBRIANO, somente de assados em um tributo ao mês mais feliz, mais autenticamente cristão de todos nós, o mês de dezembro.

O nosso CLUB DO GOURMET, tornou-se uma espécie de Escola de Gastronomia, pois Faculdades de Hotelaria de vários Estados têm nos acessado quase que semanalmente, buscando subsídios técnicos para enriquecerem os seus glossários técnicos.

Um dos pontos altos de nossa vida em 2002, foi o ingresso de vários casais candidatos a gourmets, trazidos por titulares de nossa instituição o que nos envaidece sobremaneira com a promessa de que, dentro de alguns meses, os mesmos serão condecorados com a internacionalissima FRIGIDEIRA DE OURO, lindo broche de ouro puríssimo artesanalmente modelado era forma de uma bonita PANELA.

V I N H O S – neste 2002, servimos excelentes marcas de vinhos portugueses,franceses, italianos, chilenos, argentinos e uruguayos,para total deleite de todos os confrades e confreiras.

HOMENAGENS – no ano que chega ao fim, todos os meses, em nossa carta-cardápio, homenageamos os gourmets mais antigos do nosso CLUB com a afixação de sua foto no citado documento, lançando-os na Internet do CLUB DO GOURMET DA PARAIBA. Tenham todos um feliz jantar, um ótimo vinho, uma feliz convivência em nosso queridíssimo CLUB DO GOURMET DA PARAIBA – saudações enogastronomicas do seu modesto colega de confraria maitre HELENO HENRIQUES DE ARAUJO, e até dia 27 de janeiro de 2003 quando realizaremos a grande festa da entrega do troféu do nosso glorioso SÃO BENEDITO, protetor de todas as cozinhas do mundo.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

São Benedito

São Benedito 2003

Fundado em l7 de abril de l985

Ecrit de le maitre cuisinier Heleno H de ARAUJO

PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS

SÃO BENEDITO foi uma daquelas preciosidades que só aparece de 100 em 100 anos. Filho de etíopes ele viveu na Itália de l526 a l589.Logo menininho integrou-se aos serviços dos Conventos e estudando tornou-se Frade Franciscano. Extremamente caridoso e devoto do MENINO JESUS ele era o COZINHEIRO dos Conventos onde trabalhava. Por amar o ambiente obscuro da cozinha, tornou-se Protetor das cozinhas do Mundo.

Na década de SETENTA, em São Paulo Capital A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MAITRES da qual sou sócio- fundador, criou o TROFEU SÃO BENEDITO para premiar anualmente os melhores cozinheiro, garçon, maitre, barman, churrasqueiro, guarde-manger, saucier. Tornou-se uma espécie de Oscar da hotelaria brasileira. Nada envaidece mais um profissional hoteleiro do que receber o cobiçado TROFEU SÃO BENEDITO. Nesta noite bonita de 27-01-03, aqui no restaurante do ano o L ATLANTIQUE em que serão apresentadas 12 iguarias de 12 países diferentes que serão regados com vinhos portugueses e espanhóis das uvas ibéricas Trempanilla e Garnacha, safra de l997, anunciamos os melhores de 2002.

COZINHEIRO – Dimas Noronha, César Restaurante –

MAITRE, Djalma Paulino, L'atlantique Restaurant –

GARÇON, Paulo Patrício do Sapori D Itália –

CHEF DE CUISINE – João Batista –

JORNALISTA que divulga restaurantes, Hermano José do Correio da Paraíba –

Escola de Hotelaria do Ano – SENAC PB –

CASAL GOURMET 2002 - Marco Antônio dos Santos e sua confreira Beth.

Desejamos aos presentes um feliz jantar e ótimos vinhos.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: Clubdogourmet@yahoo.com.br

Cozinha Portuguesa

PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS:

JOAO PESSOA PB 02 de abril de 2003

ABRIL - ANIVERSÁRIO DO NOSSO CLUB – 17 de abril de 1985. Nesta Data, eu fundei juntamente com os irmãos Eraldo e Evandro Nobrega mais o professor Marcelo Melquíades, O CLUB DO GOURMET DA PARAÍBA.

Reuníamos no Barril 2000 – Taverna que adentrava às madrugadas e lá, eram servidos banquetes com 4,5 tipos de pratos internacionais, em porções diminutas e 2,3 tipos de vinhos importados.

Em 1989 fui trabalhar em hotéis sergipanos e retornei à Paraíba em 1992, reabrindo o Club com força total, na aconchegante TRATTORIA DI TORINO onde, personalidades ilustres como Maurílio de Almeida, Amarilio Sales, Odilon Ribeiro Coutinho e Laudelino Pereira alavancaram a nossa confraria.

Nestes anos todos, os gourmets tabajarinos se encontram mensalmente, para degustarem comidas e vinhos dos mais distantes rincões do nosso planeta. E esses jantares acontecem sempre em locais diferentes, preparados por cozinheiros diferentes. É esta positivamente, a idéia de todos os clubs do gourmet espalhados por todo o Mundo.

UMA COZINHA PORTUGUESA COM CERTEZA. – O cozinheiro português ALIPIO LUZ juntamente com os brasileiros Assis e Nailson daqui do bom Restaurante Gravatá, do Flat Ambassador, nos brindarão esta noite, com um magnifico MENU, extraído do livro A ARTE DE COZINHAR, escrito e publicado em 1680 pelo maior cozinheiro português de todos os tempos DOMINGOS RODRIGUES, o homem que cozinhava para D.JOAO V, Rei de Portugal e que inventou a feliz combinação de unir pratos salgados com frutas tropicais de além mar. Eis o cardápio de que falamos.

Entrada – CALDO VERDE

Prato Intermediário – FRANGO DO BISCOITEIRO – desossado, grelhado, banhado em molho de mangaba fruta tropical de além-mar, guarnecido com purê de inhame da costa.

Prato Suite – BOMBA DE BACALHAU – criativa iguaria da Pátria Mãe.

Sobremesa – TOUCINHO DO CEU – pérola da confeitaria lusitana

V I N H O - para regar tão esplendoroso cardápio, apresentamos o excelente tinto português Aliança, Bairrada, safra de l997, da uva Castelã. Depois continuaremos com um Uruguaio Cabernet Sauvignon

Desejamos a todos, um felicíssimo jantar e um ótimo vinho.

Heleno H de Araújo é o idealizador e o continuador deste CLUB


Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: Clubdogourmet@yahoo.com.br

MENU DO ALMIRANTADO

MENU DO ALMIRANTADO - PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS

Há 13 meses, estamos mensalmente homenageando os casais mais antigos do nosso CLUB, focalizando-o em nossa Carta-Cardápio e inserindo-o na Internet

Neste maio de 2003, o casal da foto abaixo é o jornalista Magno Nicolau e sua digna consorte Georgiana que. estão na nossa Confraria desde novembro de l999. Magno além da Classificação Técnica DEBARASSEUR tem contribuído enornemente para a vida do nosso CLUB, colaborando mensalmente na confecção de nossas Cartas-Cardápio.

Esta noite aqui no agradável Restaurante Tábua do Marinheiro dos colegas gourmets César Augusto e Sidney Martin, saborearemos o elegante MENU DO ALMIRANTADO que é composto dos seguintes pratos.

01 – ENTRADA DA TROPICÁLIA que consiste em medalha de maracujá, fruta brasileira que possui 6 vitaminas e 3 sais minerais, coberta com raspas de assado bovino, guarnecido com requeijão da frota e torradas de alho da Costa

02 – FRANGO DO COMANDANTE – selecionado frango desossado, recheado com embutidos peninsulares, acompanhado de noisettes de cenoura e de maçã.

03 – CALDEIRADA DOS 7 MARES – como o próprio nome diz, frutos do mar buscados em 7 mares diferentes, com receitas múltiplas, feito em panela de ferro, em estilo próprios dos homens dos Oceanos distantes.

04 – SOBREMESAS – Pudim de Clara com calda de ameixas e Pão de Ló português, banhado em geleias de goiabinhas araçás

05 - V I N H O – para fazer parte de tão qualificado MENU, apresentamos nesta noitada, um tinto português, sangalhense, safra de l999, da uva primitivana hermitage, encorpado, que se harmoniza muito bem com este MENU

Email de contato: clubdogourmet@yahoo.com.br

Escrito do Le Maitre Cuisinier Fundador desta Confraria HELENO ARAUJO

LA COCINA DI COSA NOSTRA

Um dos cardápios mais difíceis de pesquisar pois, segundo a língua árabe, MAFIA significa, O QUE NÃO EXISTE.

Os pratos servidos são diminutos, distanciam-se das gostosas massas italianas e são feitos com produtos másculos, cuja leveza de seus ingredientes se coaduna perfeitamente bem com os molhos finos de suas iguarias, combinando com o tipo de vinho importado, encorpado, apresentados na ocasião.

Assim conseguimos, trazer até nossos confrades e dignas confreiras, a pérola culinária que se segue., pôr indicação di Capo Berzioononini

Primo Piatto – GAMBERI COM GRANO DI BECCO, ANANAS, CREME – grão de bico machucado ligado com creme e camarão chanfrado, servido na casca do abacaxi desmiolado.

Seconto Piatto – PEIXE AL FORNO, COM PRUGNE E PAFATA RIPIENE COM PASTE DE AGLIO. Filet de Peixe assado a ameixas, servido com batata al murro

Terço Piatto – DESSOBUCO SICILIANO AL SUGO DE VINO, COM RISOTTO DE ERBES FINES – ossobuco de novilho, estufado ao vinho tinto, servido com risoto siciliano

SOBREMESA – Suggestions de La Maison

VINHOS – A pedidos, repetimos, o excelente vinho português, tinto, encorpado, safra de l998, do nosso jantar anterior.

43 ANOS DE CASADOS. Emilson e Célia Regina, completam hoje 04 de junho de 2003, precisos 43 anos de casados. Edilson, Saucier e Célia TROFEU SÃO BENEDITO de l999, merecem os maiores aplausos de nossa CONFRARIA por suas brilhantes freqüência em nosso CLUB. Que DEUS NOSSO SENHOR os abençoe pelo digno exemplo aos jovens casais.

Escrito do maitre HELENO H DE ARAUJO do Club do Gourmet da Paraíba

Menu de Paris

Apresentamos nesta noite bonita, no IGUATU PRAIA HOTEL, um dos Menus dos Bistrôs franceses. Trata-se de pratos com porções delicadas, porém com molhos e guarnições altamente proeminentes. Este tipo de MENU nasceu na década de Vinte do Século XX, em Paris. São restaurantes pequenos, com no máximo 08 mesas.

Com o surgimento da recessão econômica de l929 nos EEUU que atingiu todo o Mundo, esta comida accessível sempre acompanhada de 01 copo de vinho tinto, deslanchou por todo Planeta e ainda hoje, é grande sucesso em muitos centros metropolitanos.

Trazemos para acompanhar tão qualificado MENU, CREME DE FROMAGE ROCKFORT COM CROISSANTS, POISSON AVEC HERBES AROMATIQUES ET FILET MIGNOM DE CHAMPAGNOTA, um Tinto Grande, safra de l997, Espanhol da uva ibérica MONASTRELL, que se traduz em um vinho de vermelho intensamente rubi, seco, lagrimoso, porém com toques sutis de groselha e de amêndoas quando ele atinge o nosso sistema de retroalimentação. Servimos ainda, um elegante uruguayo, cabernet sauvignom.

Casal Homenageado: O simpático casal, nosso homenageado do mês, é o advogado MAGNALDO NICOLAU e sua digna Confreira DALVANIRA, que há mais de 03 anos freqüenta com ótimo aproveitamento nossos jantares. Sendo o FROMAGER da Confraria, MAGNALDO tem propalado pelos fóruns da vida, as boas idéias de Gourmet Internacional.

Desejamos a todos, gourmets e convidados, um ótimo jantar e excelentes vinhos.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br

Texto escrito pelo Maitre Araújo

A Comida Burguesa

A COMIDA BURGUESA – Décadas antes da revolução francesa de l789, agricultores endinheirados do Mediterrâneo entenderam de residir fora dos seus campos de agricultura, em pequenas Vilas apelidadas de Burgos.

Passaram a trabalhar até as l4 hs e no turno tarde-noite, destinavam a sua força trabalho como hábeis artesãos e competentes negociantes. Surgia a classe social OS BURGUESES que se alastraram em anos seguintes pelos 4 cantos do Mundo.

É deste Mundo Social que pesquisamos o fino MENU desta noite. São receitas inéditas, muitas delas herdadas das mais diferentes culturas e acopladas ao cenário dos moradores dos Burgos. Agradecemos ao chef Henri, Celso, Djalma e Batista do ATLANTIQUE pela acolhida.

Entrada – FONDUE DE FROMAGE – criação dos camponeses suíços, originalmente feito á beira da lareira, preparado e servido em panela de ferro com os queijos Emmenthal e Gruyere mais a Kirsch – aguardente de cereja e pães de variadas modalidades.

Prato Intermediário - PETIT PAQUET DE CREPE BAUNIÉ, FARCIS AVEC MORUE, POISSON DE MER, DEFFIER, BAIGNÉ A LA SAUCE PORTUGUAISE – trouxinhas de panquecas baunilhadas, recheadas com bacalhau desfiado, banhadas com molho português de azeite de oliva e azeitonas.

Prato Suite – RONDELLETI DE BOEUF, FRICASSÉE, GRILÉ, AVEC SAUCE FRAMBOISE ET PETIT GATEAU DE RIZ – rodeletes bovinas, grelhadas, cobertas com molho de framboesas, servidas com pequenos bolinhos de arroz mediterrâneo.

DESSERT – Eglaris du Couvent – bombinhas recheadas como creme confeiteiro e encapuzadas com chocolate brasileiro.

Como fechamento será servido um café tipo Piemontês

V I N H O S - a uva Cabernet Sauvignon deste Tarapacá chileno de 4 anos apresenta um vermelho intenso com reflexos purpúreos, e na boca sobressai-se um aroma bastante pronunciado de amoras européias.

Aos profissionais Paulo Fernando, Raimundo Nobre, Tarcísio Manuel e Getro Botelho, classificados nesse jantar como cozinheiros profissionais, recebendo nessa ocasião os respectivos jalecos de botões preto e o gorro Plisée , essa confraria apresenta os mais sinceros votos de total sucesso na carreira que abraçaram.

Casal Homenageado:

Prezados gourmets e convidados

Mensalmente o nosso CLUB lança na Internet 01 casal de nossas hostes. Neste julho de 2003, homenageamos com grande justiça, Antônio Carvalho ORATEUR de nossa Confraria e sua digna confreira Maria de Jesus.

Os citados homenageados iniciaram em nossa organização em setembro de l996, indicados pelo grande gourmet MAURILIO DE ALMEIDA. Antônio Tavares de Carvalho é advogado, foi procurador-chefe da Fazenda Nacional PB onde aposentou-se. Exerceu por 2 vezes o cargo de Secretário de Estado em nossa Paraíba e teve atuações destacadas nas entidades ROTARY E LIONS CLUB. Foi suplente de Deputado Estadual pela UDN e presidiu por anos a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE JOAO PESSOA Atuou como diretor do E C Cabo Branco e presidiu a Comodoria do Iate Club da Paraíba. Por tudo isto é que, Carvalho e Maria de Jesus estão em nosso CLUB há precisos 08 anos o que nos honra sobremaneira.

Converse sobre alta Gastronomia com o Mestre Araújo: Clubdogourmet@yahoo.com.br

O MENU DE FRANÇOIS PIERRE

De 1560 aos primeiros anos de 1.600 aconteceu uma verdadeira revolução nas panelas do Mediterrâneo. É que, o Rei de França, Henri II casou-se com a Condessa italiana Cathérine de Médicis, esta, amante e praticante da Boa Mesa. A chegada à Europa de produtos nativos das América como batatinha, tomate e as castanhas, fizeram mestre CHICO PEDRO, melhorar as maravilhas de sua terra com produtos inéditos do Novo Mundo. Assim, buscando retalhos de enciclopédias, montamos a seguinte Jóia dos fogões deste Crack da Boa Comida. Ei-lo.

Entrada – QUICHE A L ORRAINIENNE – agradável massa recheado com frango e modelada com queijo brasileiro, catupiry que em Tupi-Guarany significa, excelente, ótimo.

Prato Intermediário – POISSON PIERRIANO – caprichado filet de peixe, sautelado, misturado ao molho atomatado e guarnecido com arroz da Turquesa

Prato Suite – FILET MIGNOM CHATEAUBRIAND, GRILLADE, AU SACUE BEARNAISE ET POMME DE TERRE NATURE. Filet alto, grelhado, ao molho francês e batata nature.

Sobremesa – Millefeuille – Torta enriquecida com várias folhas e creme do patissieur.

V I N H O – Pesquisas de 2000, indicam que o brasileiro está bebendo mais vinho importado do que os nacionais. Nesta noite de festa, apresentamos um belo chileno Tarapacá, de um rubi profundo e intensamente brilhante, lacrimejante, que ao ingeri-lo no final da língua, sente-se discretamente os sabores suaves de uvas passas e de avelã tostada. Recomendo que ao se escolher vinhos, observe-se as uvas tintas Cabernet, Merlot, Syrah, Pinot-Noir e Malbec. As brancas Riesling, Chardonnay e Semillion são as preferidas. Outro detalhe é o ano da safra da uva do vinho escolhido. Desejamos aos presentes um feliz jantar e um ótimo VINHO. Converse sobre Alta Gastronomia com o Mestre Araújo: clubdogourmet@yahoo.com.br



Comida Britânica

ICATÚ PRAIA HOTEL - João Pessoa PB 03.09.2003

ESTIMADOS GOURMETS E CONVIDADOS

O jovem e simpático casal da foto é KEPLER E SOCORRO DANTAS que recebe a homenagem mensal do nosso CLUB. Eles estão conosco desde maio de 2002 e exercem a CLASSIFICAÇÃO TÉCNICA DE Fournier. Kepler é economista, atuando na C.E.F. como analista de crédito e Dra. Socorro é formada em Psicologia Clínica, sendo funcionária graduada do T.R.E. Pb. A ambos, os nossos agradecimentos por estarem em nosso CLUB.

LONDON TAVERN MENU – pesquisa junto a Cultura Inglesa

01 - Entrada - BOBBY MOORE'S SALAD - made with letuce, tomatoes, carots, white cheese, grapes, somked chicken. Salada feita com alface, tomate, cenoura crua, queijo branco, uvas e frango assado desfiado.

02 - Prato Intermediário – QUEEN MARY STUART OF FISH WITH TOASTED POTATOES Peixe da Rainha Maria Stuart, sautelado, produzido com maçã, salsão, champignons e guarnecido com batatas coradas.

03 - LONDON ROAST BEEF BAKED BULLCALF well done with vegetables, cauliflower and cream of spanich – Assado de novilho, bem passado, ao preparo londrino, tranchado, acompanhado de couve flor vaporizado, creme de espinafre e arroz de gengibre da mata

04 - Sobremesa - ICE ENGLISH DESSERT TRIFEL – delicada sobremesa inglesa, preparada com biscoitos britânicos, cobertos com moranguinhos amanteigados e polvilhado com açúcar de uvas da Ilha.

05 - V I N H O - Este português que estamos bebendo, possui um rubi de bastante intensidade que, se traduz em um tinto de guarda bem estruturada e corpo distinguido com sutilezas do bom carvalho que o envelheceu com as uvas de 1998,apresentando laivos esporádicos do agradável paladar de pêssego silvestre.

06 - CASSEROLE D'OR – Parabéns aos novos GOURMETS e que use a sua FRIGIDEIRA DE OURO em nossos jantares e, festas fora do nosso CLUB, afim de divulgar a nossa queridíssima Confraria Tabajarina

Converse com a alta gastronomia com o Mestre Araújo
Email: clubdogourmet@yahoo.com.br


Escrito de Le Maitre Cuisinier HELENO H DE ARAUJO, idealizador deste CLUB

Escrito por Heleno Henriques de Araújo

Comida de Marco Polo


EESTIMADOS GOURMETS E CONVIDADOS – 01- OUT – 2003 – OURO BRANCO HOTEL

Homenageamos hoje aqui e na internet o estimado economista, Prof. da UFPB e Presidente do CRE-PB, EDVALDO TEIXEIRA DE CARVALHO e sua confreira MARIA LEOPOLDINA que estão conosco desde Set.1997, exercendo a Classificação Técnica de BRASIER. A EDVALDO e DINA o nosso mais caloroso abraço de agradecimento por conviver conosco há tanto tempo.

O Queijo – não é servido somente como sobremesa e como lanche mais principalmente como ENTRADA. Ele existe há 8.000 anos quando, surgiu na brilhante civilização OS SUMÉRIOS da Mesopotâmia (o chancriche). Originalmente era feito com leite de camela e ervas picantes do Deserto arábico. Os Romanos com o seu Império insaciável, disseminou o queijo pelos 4 cantos do Mundo. Os Monastérios mediterrâneos do século XI que totalizavam mais de 2000 unidades criaram a especialização do queijo. A França inventou marcas divinas como Rockfort, Cammenbert, Brie. A Itália nos ensinou a degustar o Gorgonzole que antes era feito de leite de ovelha, o perfumado Provolone que nos primordes era fabricado com leite de búfala. A Suíça emplacou os tipos Emmenthale e Gruyere, produtos da confecção do mundialmente aplaudido FOUNDUE. A Holanda criou os maravilhosos queijos Edam e Gouda. Portugal exportou as marcas excelentes DO REINO e Cabaçinhas. O Brasil é maestro em vender queijos verdes como o Branco, o de Coalho e o nordestino DE MANTEIGA além do esplendoroso Catupiry, paulista.

Nada é mais fino, agradável, do que se servir uma travessa de queijos, como pães, frutas, verduras acres, na tarde-noite, com vinho O MACARRÃO – no ano de 1257, o veneziano MARCO POLO com dois parentes, chegaram à CHINA. Com apenas 20 anos de idade, ele ganhou a amizade do Imperador THANK, descobrindo que a alimentação do chinês era arroz e macarrão onde, presenciou no Palácio Real, banquetes com 40, 50 mil convidados. Voltando a Veneza, ele tornou o alimento dos povos dos olhos apertados no Prato Nacional da Itália, criando mais de 100 cortes diferentes para o gostoso MACARRÃO.

A COMIDA DE MARCO POLO. O Cardápio desta noite se inicia com a presença à mesa de queijos e pães, em pratinhos de sobremesa. Em seguida, serviremos uma Caneloni de Frango com repolho vaporizado ao bacon torresmido. Como Prato Suíte, apresentamos o prato mais vendido nas Américas, em 2000, o FILET A PARMEGIANA que foi criado no Brasil, no primeiro CLUB DO GOURMET, em 1904, por cozinheiro italiano e que na Itália é servido com berinjelas substituindo a carne, coberto sempre com queijo reggio-parmegianni e molho de tomate. A sobremesa é sugestão da casa, se coadunando tecnicamente com o Tipo de Menu desta noite de festa.

VINHO – Estamos bebendo um qualificado vinho argentino, onde se consome anualmente 69 gf. de vinho por pessoa, no Brasil só consumimos 1,79 gf. por ano – da rara uva MALBEC que se traduz em um tinto, robusto, de guarda, encorpado, indicavel para acompanhar massas recheadas, queijos e carnes vermelhas como o MENU desta noite alegre e bonita na cidade mais verde do mundo.

Escrito de Le Maitre Cuisinier HELENO H DE ARAUJO, idealizador deste CLUB

Escrito por Heleno Henriques de Araújo

Rose D'Or Catherine de Medicis

Rose D'Or Catherine de Medicis

PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS:

Escrito do fundador dessa confraria Heleno H de Araújo

Prezados Goumets e convidados

Neste 03 de dezembro de 2003 o nosso Club homenageia aqui e na Internet, duas de suas mais ilustres figuras: as eméritas professoras MARIA DELZA DE MACÊDO E ARLETE AZEVEDO.

Maria Delza é professora titulada em letras e literatura com especialização em língua portuguesa, a qual tem freqüência significativa em nossos jantares. Recebe esta noite, o broche de ouro Rose D'Or Catherine de Medicis, por sua ativa participação em nossa confraria.

Arlete Azevedo é professora aposentada da UFPB habilitada em língua inglesa, possuindo título de mestre em educação de adultos. Aprecia bons livros, comida internacional e bons vinhos. Tem marcado presença em nossos jantares e por isso mesmo esta noite é premiada com o raro broche Rose D'Or Catherine de Medicis.

A Duchese Catherine de MÉDICIS era filha de ricos banqueiros fiorentinos.No dia 28 de outubro de 1.533 casou-se com HENRI II, Rei da França, em monumental enlace maatrimonial celebrado por seu tio avó, o Papa Clemente VII, na cidade de Marseille Vindo residir em Paris trouxe para a Cidade-Luz, dezenas de masseiros, molheiros, padeiros da Itália, revolucionando ainda mais, a maior haut-cuisine do Mundo. Criou-se desde então, a MEDALHA GASTRONOMICA CATHERINE DE MÉDICIS somente concedida a pessoas praticanates da ALTA GASTRONOMIA, usada na lapela de senhoras e senhoritas

O ano de 2003 foi bastante proveitoso para o nosso club. Admitimos novos sócios, entregamos premiações como o TRÓFEU SÃO BENEDITO, A FRIGIDEIRA DE OURO, A MEDALHA DE SÃO BENTO, O BROCHE ROSE DÓR e reativamos o Club do Gourmet de Campina Grande. Desfilamos cozinhas dos mais distantes rincões do planeta, iguaria raríssimas como a da burguesia, de Marco Polo, de Luís XIV, Portuguesa por trás dos montes e até da cosa nostra, sempre regadas a qualificados vinhos do Mediterrâneo, do Chile e da Argentina.

Anunciamos com muito prazer os nossos aniversariantes desse mês de Dezembro:

Dia 09 – Casamento de Marco Aurélio e Fátima ; Dia 26 – Aniversário de Cleris Oliveira;

Dia 30 Aniversário natalício do decano de nosso Club Laudelino Pereira e Dia 31 comemoração natalícia da professora Maria de Lourdes Henriques.

Nesta noite festiva do ROSE D'OR serviremos Carpaccio de Salmon – creme de ervilha com queijo,assados natalinos de Peru e de Pernil e Tortas de ameixas que serão regados com o bom vinho tinto do Ribadejo Portugal . Anunciamos a grande festa da entrega do troféu São Benedito para o dia 07 de janeiro de 2004 no buffet Elegance Recepções.

Escrito por Heleno Henriques de Araújo.