domingo, 25 de agosto de 2019

Maurício de Nassau

Club do Gourmet da Paraíba
Matéria técnica buscada pelo maitre de hotel Heleno H de Araújo
Há quatro décadas na gastronomia
Nosso Blog: clubdogourmet.blogspot.com.br
Tel: 32446756 e 991511537

João Pessoa, 4 de setembro de 2019 - Restaurante Palace Grill
Execução técnica do chefe de cozinha Wellington de Jesus

Iguarias principescas da corte de Maurício de Nassau

Johan Maurits van Nassau-Siegen; ou como é mais conhecido no Brasil, João Maurício de Nassau-Siegen foi um representante da Holanda, através da companhia das ìndias Ocidentais, que mandou no nordeste brasileiro de 1624 a 1654, explorando principalmente a indústria e o comércio de açúcar, produto de grande aceitação dentro da Europa.

Durante o período em que o príncipe Maurício de Nassau esteve à frente dos negócios da Holanda houve bastante desenvolvimento para a região. A administração de Nassau aplicava grande parte dos recursos financeiros no nordeste brasileiro, causando um grande descontentamento da direção da companhia citada. Esses procedimentos fizeram com que Nassau fosse demitido e retornasse ao seu país natal.

O palácio governamental de Friburgo tinha um anexo com um pequeno zoológico com espécies raras como peru, pato, guiné, porco selvagem, jacaré, corça, para municiar os banquetes nababescos que o príncipe oferecia todo sábado à noite aos representantes de diferentes segmentos comerciais. Eram encontros  gastronômicos com três a quatro pratos de alta qualificação, ficaram célebres os livros "A comida nordestina" e a "Cozinha Mauricéia" que guiavam as receitas ali implementadas.

A seguir o cardápio dessa noite gastronômica da Holanda brasileira.

01. Peixe grelhado, banhado ao molho de queijo holandês, maturado com ervas aromáticas, ricamente guarnecido com acarajé aberto, recheado com vatapá de galinha e arroz da viúva da esquina 16.

02. Costeletas de novilho marruco, forneadas, cobertas com molho sauce holandês, acompanhada de um purê de batata doce e mel de abelha.

03. De sobremesa serviremos delicadas panquecas flambadas ao conhaque, com calda de cascas de laranjas tropicais.

Um vinho espanhol da uva trempranilha, regará esse menu da realeza européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário