quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comida Viking

 Comida Viking

Matéria técnica de la Maitre cuisinier Heleno H de Araújo

Prezados gourmets e distintos convidados - Igatu Hotel 11/08/05

Na foto apresentamos o representante da história VIKING - (Símbolo do Hotel Viking de Jacumã PB) povo que surgiu e dominou parte do mundo, a partir da Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia e Dinamarca.

Região rica em peixes, caças e agricultura nativa, a Escandinávia é possuidora de uma cozinha excepcional, pelo fato dos Vikings serem exímios navegadores e grandes conquistadores de novas terras.

Homens altos, loiros, de forte complexão física dominavam o mar e culturas alheias a seus costumes; nessas aventuras, realçava-se a captação de receitas culinárias de outros mundos, que eram acopladas ao glossário da já gostosa e diferente culinária Escandinávia .

Produtos como a batatinha Inglesa que nada tem de Britânica, pois provêm da cultura Pré Incaica, foi captada pelos Vikings quando navegaram até a foz do Rio Amazonas, assim como, o bacalhau que primeiramente foi pescado pelos Noruegueses nas gélidas águas da Groelândia mercadoria esta , notabilizada mundialmente pelos irmãos portugueses .

Baseados nessas informações milenares, após pesquisas demoradas, montamos o menu adiante, agradecendo aos hoteleiros suecos radicados na Paraíba Jan e Suzana que colaboraram na combinação dessas iguarias inéditas nesta região.

Entrée - VIKING BOAT - melão asiático em forma de barco, decorado e municiado com presunto de peru ave originária dos EUA, também levado a Escandinávia pelos galegos navegadores, azeitonas e pérolas de melão mais bolinhos de bacalhau.

Entremmetier - PEIXE DE CONPENHAGUE - filet de pescada, grelhada, na manteiga de manjericão fresco, coberta com creme de pimentões e de requeijão de primeira tirada, guarnecido com batatas isnukin, rosqueada.

Prato Suite - JAVALI DAS FLORESTAS ESCANDINÁVIAS - assado ao vinho e especiarias importadas de todos os mundos, fiambrado, com o acompanhamento raro de purée de favas verdes.

Dessert - torta de moranguinhos silvestres que brotam naturalmente nas planícies do mundo escandinavo , na primavera.

Vinho - para se coadunar com tão esplêndido SCANDINAVIAN MENU, escolhemos um tinto brasileiro, da primitivana uva Cabernet Sauvignon das irrigações do santo rio São Francisco do Nordeste do Brasil. Embora jovem libera travos constantes de taninos conservadores, fazendo com que, ao ficar pleno na boca, demonstre sutis aspectos de frutas européias nunca dantes degustados por nossa gente. Écrit de Le Maitre Cuisinier Heleno H de ARAUJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário