sábado, 31 de dezembro de 2022

Uma cozinha portuguesa, com certeza

Pesquisa buscada pelo maitre d´hotel Heleno Henriques de Araújo há 50 anos na área. 

Para muitos especialistas em gastronomia a cozinha portuguesa é uma das 10 melhores do mundo. Localizada na faixa de Terra banhada pelo oceano Atlântico. Onde existe em abundância o bacalhau e os frutos dos mares. E segundo levantamentos arqueológicos o bacalhau já era consumidos no século 15 pelos vikings. É um dos 3 pratos mais importantes da historiografia das Panelas. O bacalhau vem de regiões da Groelândia e da Noruega. Foi transformado num dos pratos mais importantes da culinária portuguesa. 

Domingos Rodrigues viveu entre 1637 a 1719. Era cozinheiro do rei Dom Pedro II de Portugal. Aos 17 anos de idade, ele já era o chefe de cozinha do Palácio. Ele criou, dentre outros pratos, os agridoces. Significa preparar pratos salgados com frutas do além mar. Das colônias portuguesas veio o peixe ao maracujá e o camarão ao molho de Quixaba. Palavra em tupi-guarani que significa fruta da pedra. Domingos Rodrigues, em 1680, fez um livro manuscrito intitulado "A arte de cozinhar". Em que ele codifica mais de 50 pratos de bacalhau. O bacalhau é o orgulho de Portugal.

Eu tive a felicidade de trabalhar em casas portuguesas. Vou citar alguns nomes por uma questão de justiça, de profissionais portugueses com os quais eu trabalhei e aprendi: Nunes, Herculano, Nogueira, Monteiro, João e principalmente Guerreiro, gerente geral do hotel 5 estrelas Parque dos Coqueiros em Aracaju. Eles me ensinaram muito. Como por exemplo o bacalhau  ficar 72 horas de molho dentro da geladeira, porque a temperatura média de Portugal de 8 a 12°. No Brasil, muitas das vezes alcança os 30°. 

Os vinhos são um capítulo à parte na cozinha portuguesa. Até 1989 o português era o maior consumidor de vinho per capta do mundo. Tomava 89 garrafas per capita por ano. Quantidade maior do que na França e na Itália. Vale citar aqui algumas regiões demarcadas para produção de vinho. Alentejo, Douro, Dão, Bairrada, onde se fabrica o tinto Barca Velha. É um dos 3 mais importantes tintos da gastronomia mundial. O vinho do Porto e um orgulho dos portugueses. Começou a ser feito nos conventos medievais. E depois era acrescido de um uma determinada quantidade de aguardente vínica. Chegando o vinho do Porto a 20° alcoólicos. Vinho Verde segue indicado para acompanhar o bacalhau. O vinho verde é um vinho áspero, forte e deve ser consumido jovem. 

Além de tudo isso que eu citei, vale relembrar as sobremesas de Portugal. Confeccionada por profissionais portugueses. Como o pastelzinho de Belém, Ninho do céu, baba de moça. E mais de uma dezena de sobremesas portuguesas do mais alto nível culinário e nutricional. O azeite de oliva é outro orgulho português. A rolha vem da árvore chamada sobreiro. Que serve descascadas para confeccionar as rolhas dos vinhos. Vinho sem a rolha de sobreiro não é vinho, nem aqui, nem em nenhuma parte do mundo. Saúdo a grande cozinha portuguesa. Viva Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário