sábado, 3 de janeiro de 2015

A COZINHA DOS CAVALEIROS DE ARUANDA

CLUB  DO GOURMET  DA  PARAIBA
Agremiação escola que há 30 anos fomenta culturas de panelas de todos os mundos
matéria técnica buscada por maitre araujo, fundador desta confraria
João Pessoa PB, 03 de dezembro de 2.014 - restaurante PORTO GALO
A COZINHA DOS CAVALEIROS DE ARUANDA, menu homenagem aos escravos africanos embarcados neste porto maritimo em ANGOLA, que viveram e morreram na América, BrASIL, ALIMENTANDO O SONHO UTÓPICO DE UM DIA VOLTAREM livres para a sua terra
SÃO BENEDITO, foto, foi um frade etiope que viveu na Itália de l.526 a l.589 que desde criança demonstrava fortes tendencias para as vocações sacerdoatais até que aos 12 anos foi admitido como seminarista da ordem dos franciscanos menores até se ordenar frade e ser designado para desempenhar as suas atividades no monasterio do Monte Pelegrino na Itália. Lá, além da teologia  e filosofia ele era o cozinheiro do convento, chegando a multipliar alimentos com as panelas o que o tornou após a sua morte em 04 de outubro de l.589, ser considerado SANTO pelo Vaticano. No século XVII  foi o maior CONFESSOR DA FÉ da igreja razão porque ele confessava  padres,  bispos e até o PAPA.SÃO BENEDITO é o patrono de todas as cozinhas de todos os mundos, razão porque o TROFEU SÃO BENEDITO que na Paraiba chega a sua 25a.edição, ser cobiçado por tantos quantos trabalham na hotelaria e na imprensa.
a história dos negros escravos no BrASIL É SÓ DE GRANDEZA. começando pelo REI ZUMBI que tendo nascido na comunidade dos guerreiros na Serra da Barriga e ter sido educado  pelo Padre Antonio Melo, voltou a terra natal, destronou o seu tio Imperador Ganga Zumba com o apoio de sua avó a Rainha Aqualtune, fundando a República Indenpendente do QUILOMBO DOS PALMARES
O Brasil muito deve a cultura negra, pois além da poesia, da musica e do futebol, a gastronomia com raizes africanas , baseados em temperos como azeite de dende, cominho, pimeta de cheiro e farinha de cabeça de camarão, alavancou perante o mundo das panelas, a cozinha tupiniquim com pratos como vatapá, xin xim de galinha, efó, moqueca, acarajé, abará, sem se falar da graciosa FEIJOADA DA SENZALA, um dos 10 maiores pratos da cozinha mundial e o primeio de nossa cultura verde-amarela. Salve a AFRICA, nossa Mãe.
Baseados nesstas palavras montamos o cardápio desta noite, inspirados nas criações d além mar.
pra começar, iguaria do REI ZUMBI - peixe grill, banhado ao molho de xim xim da Bahia, ricamente guarnecido com arroz  canário, rodelettes de pasta de berinjela e abobora, cobertos com molho de carangueijo.
pra se deliciar, iguaria da Rainha Aqualtune que significa um fino rizzotti de embutidos defumados e arroz arbóreo, circundado por cordeiro assado desfiado, completado com quiabada dos grotoes do quilombo dos palmares
pra fechar com chave de ouro a sobremesa da Princesa LUANDA, que consiste  em frutas da tropicália ligadas com creme de leite decorado com ynakaty no encontro dos impares.
VINHO  - PRA  SE JUNTAR a esse festival de comidas, anexamos um tinto chileno da uva cabernetsauvignom que sendo oriunda do Caucasso, há 8.000 anos, tempos depois veio pra França onde fixou moradia irradindo técnicas e beleza para o resto do mundo.
do peota matuto das acauãs - O VEIO CARRO DE BOI. ja veio muito cansado/um dia fui convidado pra conhece a capitá/viu miuto luxo e rqueza mas toda aquela beleza é mais artificiá/vi as aguas cristalinas trancada numa piscina briando contra a vontade/ deferente das maretinhas do rios que corri em toda sua totá liberade/mas a naió marvadeza que mi oncheu de tristeza e fez doer o coração/foi ver com os propos oios um veio carro do boi num jardim dum tubarão/tava ali abandonado desprezado qui nem cachorro sem dono/quando azpariceu um sinhó paricido com um doutó para saber o que eu queria/seu dotó num leve a mã eu entrá no seu quintá sem sua aturização/só entrei no seu canteiro pra rever um cumpnaheiro das banda do meu sertão/sái amocionado por riscordar um pasado que há muito tempo se foi/e lá fora na carçada ainda dei uma olhada pru veio carro de boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário