quarta-feira, 22 de julho de 2009

MENU DAS NAVEGAÇÕES


PREZADOS GOURMETS E CONVIDADOS

Continuando com a nossa homenagem mensal aos GOURMETS mais antigos do nosso CLUB, apresentamos hoje o simpático casal HUMBERTO VICENTE DE ARAUJO E WALKYRIA TOLEDO DE ARAUJO – foto – que ingressaram em nossa Confraria em outubro de l997 e que foram os introdutores da carne de JAVALI no Estado da Paraíba, com a qual, fizemos vários jantares para nossos confrades e confreiras. DR. HUMBERTO E A PROFESSORA WALKYRIA são detentores da rara MEDALHA DE OURO MAURILIO DE ALMEIDA por terem ajudado a fundar o CLUB DO GOURMET DO RIO GRANDE DO NORTE. Dr. Humberto é médico psicanalista de renome nacional, sendo professor da UFPB. É DOUTOR em Psiquiatria, título obtido na Espanha. A professora WALKYRIA é igualmente doutorada em Madrid na Área de Ciências da Informação sendo professora da UFPB e das Faculdades IESP

Dando prioridade sempre a pratos novos, inéditos em nossas locaandas, apresentamos hoje, no NETUANAH HOTEL O MENU DAS NAVEGAÇÕES, cujas receitas foram colhidas em diferentes Continentes onde, o Homem colocou os seus pés. 1- Entrada SALADA HAWAIANA – montada dentro de abacaxi desmiolado, feita com produtos marítimos e ervas aromáticas, verdes.

2. Prato Intermediário - FRANGO DE ZÉ GALEGO – Brasil – desossado, grelhado, coberto com molho da fruta típica Cajá, guarnecido com purê de castanha de cajú que possui l9% de proteínas.

3. Prato Suite – ASSADO À CALCUTÁ– Estufado bovino encharcado ao molho de vinho branco, de maçãs vermelhas e de especiarias hindus guarnecido com arroz vaporizado. 4. Sobremesas – Mouse de goiabinha Aracá, cultura índia nordestina, apresentada em forma de sorvete.

5. – V I N H O S. Começaremos com um tinto jovem da uva Merlot, da LANTIER e prosseguiremos com um cabernet-sauvignom l999 – tarapacá, de um vermelho intenso, com taninos suaves, com um final pronunciando-se os sabores de amoras e de cerejas, reflexos que se coadunam bem com o forte molho hindú do nosso Prato Suite.

A COMIDA IMPULSIONANDO AS CIVILIZACOES. Cada povo diz o que ele é, pela sua comida.

NA ERA PALEOLITICA quando o Homem saiu das cavernas, ele dominou o fogo, aprendeu a caçar pequenos animais, assoou-os em labaredas e surgiram os ASSADOS.

NA ERA NEOLITICA, O Homem ao andar pelos mesmos caminhos, em dias de chuva fina, ao retirar barro molhado dos dedos dos seus pés com os dedos das mãos, sem querer, começou a fazer pequenas bolas desse material, depois transformadas em pequenas panelas. Surgiram os COZIDOS.

NA IDADE MÉDIA, nos conventos e mosteiros, religiosos organizaram os primeiros sistemas de banquetes para visitantes, sempre combinando tipos de comidas servidas com tipos de uvas dos vinhos consumidos. Surgiram daí as LOCANDAS, os primeiros restaurante dos tempos de hoje.

NA ÉPOCA MODERNA, desabrochou para o mundo da enogastronomia, a Rainha de todas as Cozinhas, A Francesa, com o surgimento do primeiro grande cozinheiro daqueles tempos, o jovem de l7 anos de idade, ANTOINE CAREME que , por ordem do Rei de Franca, assumiu a Cozinha do já glamouroso Palácio de Champps-Elisée. O seu mais competente colaborador foi o Primeiro Maitre da História de Salão, LOUIS BECHAMEL.

AS COZINHAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO são a Chinesa, a africana, a Hindu, a Arábica, aí realce maior para a Civilização Suméria da antiga Mesopotamia que criou o QUEIJO. Povo nômade, os Sumérios garimpavam iguarias de outros mundos.

NOS TEMPOS DE HOJE é notável o eficaz laboratório de enogastronomia localizado na região Mediterrânea onde, Itália, Franca, Espanha e Portugal pilotam as iniciativas das mais apreciadas criações culinárias da modernidade

NO NOVO MUNDO, sobressaem o Brasil que embora em l990, consumíssemos produtos rudes como charque, angu de fubá, folhas de taioba, farinha de mandioca , feijão preto e arroz escorrido, hoje, combinando o sabor de pratos salgados com frutas típicas brasileiras, alcançamos notoriedade mundial pela criatividade e pela heterogeneidade e LA COCINA DE LOS INCAS que, vindos de civilizações de há l4.000 anos atrás como os povos CHAVIN, os CHIMUS, os MOCHICAS, os AYMARA, se destacaram no mundo das panelas, pela originalidade da apresentação de suas comidas.

MAITRE ARAÚJO fundou este CLUB em 1985. É autor de 05 livros hoteleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário